Tempo Online

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA MAIS PROMENORES SOBRE O ESTADO DO TEMPO EM FEBRES







sábado, 27 de fevereiro de 2010

Temporal em Febres

OS REGISTOS RELATIVOS Á PRECIPITAÇÃO DE 27/02/2010, NÃO ESTÃO CORRECTOS devido á interferencia do forte vento no pluviometro.(pelo facto pedimos desculpa)

Os fortes ventos que assolaram grande parte do país no dia 27 de Fevereiro de 2010, fizeram também estragos na região de Febres.
O resultado mais visível deste temporal foi a falha de energia eléctrica que se verificou por volta das 15horas e que até á hora da edição deste post ainda não tinha sido reposta (foi reposta ás 4hda manha em algumas zonas da freguesia, mas continua a falhar por vezes), e segundo as informações colhidas junto da empresa de electricidade não há previsão da sua reposição.
Tambem as comunicações não funcionam, não há telefones(apenas internet),nem redes moveis de telecomunicações.(Foram repostas ja de madrugada)
Durante todo o dia era visível, na face da população o receio pelo vento que se fazia sentir, mas essa situação verificou-se mais por volta das 15 horas, quando os ventos eram mais fortes e que durou cerca de uma hora.Houve mesmo algumas situações em que o pânico se instalou e as pessoas tiveram medo, do forte vento.
O registo máximo de vento na Estação Meteorologica de Febres foi ás 14h49m com 91.7 km/h.
Depois deste momento a energia eléctrica faltou e como só é possível guardar os registos em computador,não nos foi possível obter os registos seguintes,mas pela nossa observação o vento soprou muito mais forte, atreve-mo-nos mesmo a arriscar que foi superior a 120km/h.
Estes ventos tiveram como consequencia alem das árvores e ramos derrubados (na região foram centenas a obstruírem o transito) e dos postes eléctricos destruídos, muros caídos, algumas telhas de varias habitações levantadas, chapas de coberturas levantadas, vários telhados de casas mais velhas(desabitadas) destruídos, portões derrubados,parte do telhado de uma superfície comercial de Cantanhede arrancado, sinais de transito derrubados, placas e toldos também caídos por terra e também pelo menos uma montra de um estabelecimento comercial partida com a força do vento. Alem de tudo isto, valeu o susto á população e mais uma vez a demonstração do poder da natureza .Tambem a Junta de Feguesia de Febres sofreu alguns danos, alem de sinais e outros bens publicos, a garagem da ambulancia de transporte de doentes que serve tambem de arrumas ficou sem telhado, tendo o vento, inclusive, arrancado vigas de cimento que danificaram a ambulancia.
Pelo que sabemos, felizmente não há registos materiais de valor elevado a registar, nem vitimas
a lamentar na região, mas infelizmente uma criança morreu em Paredes quando jogava a bola e um ramo lhe caiu em cima....È de lamentar, que depois dos avisos e alertas lançados pelas entidades oficiais, para que as pessoas evitassem andar na rua , esta situação tenha ocorrido.
Uma palavra especial de agradecimento, para a Protecção Civil, Instituto de Meteorologia, Bombeiros, e outras autoridades que nestes dias não tiveram descanso, não só na nossa região como em todo o país



Árvore derrubada pelo vento no parque da Lagoa dos Cedros (Febres).Alem desta mais 3 tiveram o mesmo destino neste local, já restam poucos cedros na zona da lagoa a que estes dão nome
Pinheiro partido e que impediu transito nesta rua de Febres.Por pouco que não partia o cabo eléctrico.Este foi o resultado dos ventos da manha .Foto Tirada por volta das 10horas da manhã. Esta queda do pinheiro sobre os cabos electricos provocou um pico de corrente na zona, que danificou televisores, dvd, computador e outros electrodomesticos numa habitação proxima....

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

AVISO VERMELHO DO IM

AVISO VERMELHO DEVIDO AO VENTO MUITO FORTE

Conforme imagens abaixo, retiradas do site do IM, o Instituto de Meteorologia decidiu colocar o Norte e Centro do País em alerta vermelho devido ao vento...
Aconselhamos por isso o máximo cuidado....!!!!
Para saber mais sobre este assunto deverá consultar as mensagens abaixo..
ESTEJA ATENTO Á COMUNICAÇÃO SOCIAL OU VÁ CONSULTANDO NESTE BLOG OS LINK PARA O SITE DA PROTECÇÃO CIVIL OU INSTITUTO DE METEOROLOGIA
ALERTA LARANJA DA PROTECÇÃO CIVIL
CLIQUE AQUI PARA VER O ALERTA.




MAU TEMPO...(actualização)

POSSÍVEL TEMPESTADE NO FIM DE SEMANA....

Tal como tínhamos afirmado no ultimo post, as nossas previsões não passavam disso mesmo, Previsões, entretanto os modelos alteraram (principalmente o modelo GFS) e na Run das 12z, esta retirou o vento mas aumentou a precipitação, colocando-a mais sobre o nosso território. Na ultima Run (a das 18z) retirou um pouco mais de vento, continuando com a precipitação.De qualquer forma a zona Oeste de Portugal parece-nos que poderá ser a mais afectada.
Esta situação poderá ainda voltar ao inicio com tempo muito severo, ou continuar a desagravar,depende dos modelos...Será uma situação a acompanhar atentamente....Mas parece-nos que os ventos apesar de não serem tão fortes como inicialmente previamos, poderão ser de alguma intensidade...No entanto parece-nos um evento estranho porque as temperaturas vão também andar muito estranhas, após esta possibilidade de temporal de ventos e chuvas fortes, poderá haver uma possibilidade imediata de queda de neve nos pontos mais elevados do Norte do pais, esta situação poderá provocar uma ciclogene explosiva com fenómenos atmosféricos estranhos.
A primeira situação de vento e chuva é influenciada por ar quente e húmido a segunda(muito frio) que se segue quase imediatamente a esta, é provocada por ar frio.Esta mudança quase repentina de temperaturas poderá criar algo diferente do normal....

Entretanto o Instituto de Meteorologia divulgou hoje um comunicado sobre o mau tempo e promete para amanha novo comunicado.Esta divulgação de dois comunicados em tão curto espaço temporal significa que merece uma atenção especial...

Comunicado válido entre 2010-02-25 18:05:00 e 2010-02-27 23:59:00
Assunto: Agravamento do estado de tempo no Continente

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo do IM, prevê-se um agravamento do estado de tempo no Continente a partir da noite de Sexta-feira, 26 e durante o dia de Sábado. Este agravamento deve-se à aproximação de uma depressão que na Sexta-feira estará centrada a Noroeste da Madeira, mas em fase de cavamento na sua aproximação ao território continental.
O agravamento do estado do tempo manifestar-se-á essencialmente num aumento da intensidade do vento e da agitação marítima. O vento poderá atingir a velocidade média de 75 km/h, com rajadas da ordem dos 130 km/h, em particular no litoral Oeste e nas terras altas. No mar as ondas deverão atingir os 8 metros na costa Oeste e 6 metros na costa Sul.
Prevêm-se ainda períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes a Norte do Sistema Montanhoso Montejunto-Estrela.
Para Domingo prevê-se um desagravamento desta situação meteorológica.
O Centro de Previsão continuará a acompanhar a situação, com difusão de previsões e emissão de Avisos, sempre e quando tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia. Sugere-se o acompanhamento da situação através da página do IM (www.meteo.pt) e a observância de recomendações ou alertas emitidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Esta informação meteorológica será actualizada com um novo comunicado durante o dia de amanhã, 26.
Data de edição: 2010-02-25 18:05:02



Comunicado válido entre 2010-02-25 14:39:00 e 2010-02-27 23:59:00
Assunto: Previsão do Estado do Tempo na Madeira
..........
Para Sexta-feira, 26, a precipitação deverá diminuir de intensidade a partir do final da manhã. O vento aumentará de intensidade para o final do dia tornando-se moderado a forte, do quadrante Sul, com rajadas da ordem dos 70 km/h. Nas zonas montanhosas o vento tornar-se-á forte a muito forte com rajadas que poderão atingir os 130 km/h.
O aumento do vento encontra-se associado à aproximação de uma depressão em fase de cavamento, cujo centro se prevê localizado, às 00:00 horas do dia 27, a Noroeste do Arquipélago da Madeira. Esta depressão continuará o seu cavamento dirigindo-se para noroeste vindo a afectar o território do Continente no próximo Sábado.
Desta forma, para a Madeira, no Sábado, 27, prevê-se que o vento continue a aumentar de intensidade, soprando forte a muito forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 90 km/h que poderão atingir 130 km/h nas zonas montanhosas. Prevê-se também a ocorrência de precipitação moderada. A intensidade do vento e da precipitação diminuirá a partir do final do dia, rodando o vento gradualmente para Oeste. Prevê-se ainda ondulação forte que poderá atingir os 6,5 metros na costa Sul.
A situação meteorológica na Madeira continuará a ser acompanhada pelo Instituto de Meteorologia, com difusão de previsões e emissão de Avisos, sempre e quando tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia. Sugere-se o acompanhamento da situação através da página do IM e dos Serviços de Protecção Civil.

Data de edição: 2010-02-25 18:06:01


Na imagem acima pode-se observar a iso 8 quase "colada" á iso 0, uma situação não muito habitual com diferenças tão grandes de temperaturas quase juntas
.Esta situação poderá provocar algo estranho atmosfericamente....

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

MAU TEMPO...

PROVÁVEL TEMPESTADE NO FIM DE SEMANA.
Desde há alguns dias que temos verificado na analise de modelos que o estado do tempo no continente para o próximo Sábado (no Arquipélago da Madeira será na Sexta),poderá ser algo preocupante, mas como já temos verificado anteriormente, por vezes estes mudam radicalmente, por isso temos estado a aguardar novas saídas de modelos para verificar melhor...
Neste momento, a cerca de 60horas do evento as tendências manteem-se, os modelos continuam a mostrar uma depressão muito cavada, que se aproxima a SO do Continente, passando pelo Arquipélago da Madeira na Sexta-Feira.
Esta depressão poderá trazer muita precipitação, mas sobretudo vento muito forte que poderá superar os 100 km/h em muitas zonas do país. Há quem diga já que esta poderá ser a tempestade da década .
Esta situação poderá entretanto desagravar-se, ou até nem suceder, pelo que não devemos entrar em pânico.
Podemos começar a prevenir-nos com a verificação de todos os objectos exteriores que possam não estar devidamente presos e que possam ser arrastados com o vento e no caso de se verificar as previsões devemos evitar andar na rua ou na estrada, devemos ter cuidado com árvores, postes, objectos que voem, evitar estar perto de gruas e andaimes, ter cuidado com chapas soltas ou mal presas. Esta situação poderá danificar alguns telhados, poderá fazer cair árvores, postes, poderemos até ficar temporariamente sem electricidade e comunicações no fundo devemos estar prevenidos. Mas para já isto são só suposições....
DEVE ESTAR ATENTO AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, E PODE ACOMPANHAR MAIS EM PORMENOR NA SITE DO INSTITUTO DE METEOROLOGIA OU AQUI NO BLOG, SEMPRE SEM ALARMISMOS E PÂNICO.
iremos acompanhar esta situação conforme a evolução.

Em cima: Imagem da previsão da velocidade do vento a vários metros de altitudem para Sabado ás 13 horas.Na superficie terrestre a velocidade será inferior.

Em baixo: Imagem da previsão do depressão junto ao litoral Português para Sabado ás 13horas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Estação Meteorologica de Febres

No dia 23 de Fevereiro os dados meteorologicos habitualmente visiveis neste blog através da Estação Meteorologica de Febres, não estiveram disponíveis em grande parte do dia.
Esta situação deveu-se ao facto da estação meteorologica ter estado inoperacional neste dia, porque esta está ligada a um computador, que tem de estar permanentemente ligado á corrente electrica para colocar a estação online. Neste dia devido ao mau tempo a energia eléctrica faltou, o computador desligou e nenhum dos responsáveis pela estação e pelo blog estavam presentes para o ligar, não sendo possível disponibilizar os dados meteorologicos em Febres.
Esta situação poderá ocorrer em outros momentos, sempre que não nos for possível imediatamente reparar o problema.
Por este motivo pedimos as nossas desculpas aos visitantes do MeteoFebres, e agradecemos a compreensão de todos.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO - 22 A 28 /02/2010

Para os próximos dias prevemos a continuação do tempo instável .
Terça-Feira deverá ser um dia muito parecido a Segunda, chuva ,ventos e trovoadas deverão marcar o dia de Terça-Feira em quase todo o território nacional, este tempo não deverá ser presença constante, mas sim em determinados períodos do dia devido á passagem de células(nuvens) que trarão bastante carga de instabilidade.
Na Quarta-feira, poderá haver uma melhoria no estado do tempo, não se prevendo trovoadas nem ventos fortes, mas os chuviscos deverão acontecer de forma fraca durante o dia.
Quinta-Feira deverá aumentar novamente a precipitação e o vento. Enquanto a Sexta-Feira deverá ser o dia mais calmo da semana em termos atmosféricos podendo apenas ocorrer chuviscos muito fracos. Neste dia a precipitação e o vento poderão ser intensos na ilha da Madeira(uma situação a acompanhar atentamente).
No Sábado, a forte instabilidade que poderá causar alguma perturbação na Ilha da Madeira na Sexta , deverá chegar ao continente e causar um dia de muito vento e chuva em todo o país. Isto devido a uma baixa pressão que atravessará o Continente....
O Domingo com uma madrugada intensa, poderá ter um dia mais calmo ,mas durante a noite e madrugada de Segunda o tempo instável poderá intensificar-se e provocar um inicio de semana tempestuoso...

CATÁSTROFE NA ILHA DA MADEIRA-SOLIDARIEDADE DO METEOFEBRES

Os últimos dias tem sido marcados por tempo adverso em grande parte do país e também nas ilhas, principalmente na Ilha da Madeira, que causou um numero de vitimas mortais ainda não totalmente contabilizado, mas que se teme, ascenda á meia centena e milhares de prejuízos em estragos materiais.
Mas para alem destas desgraças, o mau tempo na Ilha da Madeira deixou marcas profundas na população que sempre que sente que a chuva ou vento se aproxima fica em pânico....Agora resta ultrapassar esta drama e reparar os prejuízos causados, esperando que este cenário não se volte a repetir, mas....as previsões apontam para a continuação do mau tempo não só em Portugal, mas também na Madeira.
O MeteoFebres sabe que tem sido visitado por cibernautas na Madeira. Com eles queremos partilhar a nossa tristeza pelo sucedido e dar-lhes uma palavra de esperança para os próximos tempos e aconselha-los a estarem alerta para tudo o que possa suceder, nós por cá vamos estar atentos e no caso de vislumbrar-mos nos modelos atmosféricos alguma situação preocupante seja numa zona do pais ou ilhas ,partilhar-la-emos com os nossos leitores....

sábado, 20 de fevereiro de 2010

ALERTA DE TEMPO SEVERO

MAU TEMPO

Devido ás previsões meteorologicas, que apontam para tempo instável e severo para os próximos dias, aconselhamos a que a população se previna e tenha o máximo cuidado nos próximos dias.
Assim sendo aconselhamos a que se tenha atenção redobrada na condução, e que se limpem sarjetas, caleiras e que se tenha especial atenção aos locais onde normalmente há acumulação de águas (ribeiros, lagos, valas, e zonas de baixa altitude), isto porque haverá precipitação intensa que poderá provocar inundações. Deverá ter-se também especial atenção a objectos soltos, painéis, toldos, queda de ramos ou árvores, pois prevemos que os ventos sejam por vezes fortes, com rajadas acima dos 50 km/h, podendo ser ainda de intensidade superior nas zonas mais altas.
Poderá ocorrer ainda trovoadas.
Esta situação deverá ocorrer a partir da madrugada de Domingo e prolongar-se-a até á madrugada de Quarta-Feira.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO - 18 A 22 /02/2010

DOMINGO DE TEMPESTADE

Passada a época do Carnaval em que o tempo pregou algumas partidas aos mais foliões, eis que caminhamos para a Páscoa a próxima época festiva e também para a Primavera que esperemos traga alguma acalmia no estado do tempo.
Mas este Inverno tem sido propicio em grandes contrastes meteorologicos, ora temos frio intenso que tem trazido neve a locais pouco habituais, ora chuva que por vezes tem sido forte e muito abundante, também em locais onde não chove muito, como por exemplo o Algarve.
Este Inverno também já nos brindou com tempestades de chuva, vento forte e trovoadas. Este ultimo evento, será o protagonista esta semana, nomeadamente no próximo Domingo.
Mas olhemos com atenção as previsões:
Esta Quinta-Feira uma pequena depressão irá atingir o Algarve, que este ano tem sido brindado com muita chuva, que mais uma vez irá cair nesta região podendo estender-se ao Alentejo e parte do Ribatejo.Prevemos que a região de Febres não seja atingida por chuva, no entanto não descartamos a hipótese de cair uns pingos raros na Quinta-Feira ao final do dia.
Sexta-Feira devera haver ausência de precipitação, por isso será um dia calmo em termos meteorologicos. Na Noite de Sexta para Sábado prevemos uma descida acentuada na temperatura mínima.
O dia de Sábado será de ausência de chuva em quase todo o país, e as temperaturas deverão subir devido á aproximação de uma depressão que causará alguma instabilidade em Portugal.Esta depressão que poderá começar a fazer-se sentir na noite de Sábado/madrugada de Domingo trará alem da subida de temperatura, ventos fortes de Sudeste/Sudoeste, chuva também forte e possibilidade de trovoadas, alem disto o mar estará bastante agitado.Esta depressão será mais notória na região litoral centro durante todo o dia de Domingo.Devemos por isso estar atentos e tomar as devidas precauções na nossa região, visto que seremos provavelmente uma das zonas do país mais fustigada por este evento meteorologico adverso.
O pós-frontal desta depressão deverá também fazer-se sentir na Segunda-Feira, prevendo-se para este dia ainda, o mau tempo.
Segundo os modelos prevemos que nos próximos dias continue o inverno de chuva, mas sem o frio que se tem feito sentir....

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Comunicado do Instituto de Meteorologia

Do site do Instituto de meteorologia retiramos a seguinte informação:

" Informação especial

Comunicado válido entre 2010-02-12 16:53:00 e 2010-02-16 23:59:00
Assunto: Previsão Especial de Carnaval

Previsão Especial de Carnaval

Uma massa de ar polar muito frio e seco, vinda do Norte da Europa, irá influenciar o estado do tempo no Continente, durante os dias de Sábado e Domingo, prevendo-se tempo frio, com céu pouco nublado ou limpo. No Domingo, uma depressão frontal centrada entre o Continente e os Açores e em deslocamento para leste, irá provocar ocorrência de precipitação a partir da tarde, no litoral a sul do
Cabo Carvoeiro, indo atingir gradualmente o interior da região Sul e a região Centro até ao final do dia.
Para Segunda-Feira, a influência desta depressão, irá provocar céu muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, queda de neve nas terras altas do Norte e Centro e subida da temperatura do ar, em especial dos valores mínimos.
Para Terça-feira, prevê-se a continuação de ocorrência de aguaceiros em todo o território Continental com queda de neve acima dos 1000 metros. Prevê-se uma intensificação do vento para Segunda-Feira, com vento forte de sul no litoral a sul do Cabo Carvoeiro e rajadas até 90 km/h nas terras altas.

O arquipélago da Madeira durante o Sábado e o Domingo irá ficar sob a influência de um sistema frontal activo, prevendo-se: Céu muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros,que serão mais frequentes e intensos no Domingo. O vento tornar-se-á forte a muito forte de oeste no Domingo, podendo atingir rajadas de 100 km/h nas terras altas.
Na Segunda e Terça-Feira, prevê-se ocorrência de aguaceiros, tornando-se gradualmente menos frequentes durante o dia de Terça-Feira.

Para o Arquipélago dos Açores prevê-se céu nublado e ocorrência de aguaceiros durante todo o período do Carnaval, nos três grupos, com especial a possibilidade de ocorrência de trovoada na Sábado.

Data de edição: 2010-02-12 16:53:51
"

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Previsão do Tempo-FEBRES - ESPECIAL CARNAVAL

Nesta época de Carnaval, concerteza que são muitos os que têm necessidade de saber o estado do tempo, até porque o Carnaval é um festejo que normalmente se desfruta no exterior (ao ar livre) devido aos inúmeros desfiles carnavalescos por esse país fora....
O MeteoFebres com o intuito de ajudar a compreender o estado do tempo, disponibiliza a sua previsão na região para esta época ....
No geral estes dias irão ser frios, com especial destaque para Sábado dia em que prevemos, a temperatura irá atingir o pico mais baixo. A Sexta e o Domingo como dias de transição desta baixa de temperatura irão também ser muito frios. Mas concerteza que este não será o grande problema para quem quer desfrutar do Carnaval ao máximo, até porque a folia e a dança irá estar presente nas diversões de Carnaval e isso irá afastar o frio.
O grande problema para os desfiles será a chuva, e quanto a isso nem tudo está definido nos modelos meteorológicos.
A Sexta-Feira é o dia mais incógnito para a nossa região, isto porque a chuva irá visitar o nosso país. Esta é praticamente certa no Sul e parte do Centro, mas a nossa região está sensivelmente no limite de onde ela poderá cair, resta saber se irá estender-se mais a Norte e chega á nossa região ,ou ficará pelo Centro Sul, mas acreditamos que a cair será apenas pingos dispersos...
O Sábado será um dia muito frio ,mas sem precipitação, pois se esta aparece-se iria cair sobre a forma de neve....mas tal não devera acontecer.
O Domingo iniciar-se-á sem chuva, mas no principio da noite e madrugada de Segunda ela deverá regressar em força, mantendo-se todo o dia de Segunda.
Na Terça (dia de Carnaval) a chuva poderá pregar uma partida, poderá não ser muito abundante e constante ,mas durante o dia deverá ser em forma de chuviscos,aumentando a intensidade ao cair da noite.
A partir de Quarta-Feira as temperaturas deverão subir um pouco e a chuva deverá manter-se nos dias seguintes.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Previsão do tempo para FEBRES e Região - Semana de 8/02/2010 a 14/02/2010

Este Domingo poderá ter sido uma pequena amostra do que se irá passar na próxima semana em termos de chuva.
Esperamos uma semana com alguma chuva na região de Febres, que poderá em alguns momentos e locais cair moderadamente e noutros continuar seco, devido a celulas (nuvens) isoladas. O Sol poderá espreitar timidamente em alguns locais e em alguns momentos, mas no geral preve-mos uma semana com céu muito nublado.
Em relação á temperatura, esta não andará muito alta, prevendo-se em media máximas de 12º e mínimas de 2º, mas a partir de Sexta-Feira a temperatura deverá descer acentuadamente.
A semana começará chuvosa, com uma Segunda-Feira de muitos aguaceiros que se estenderão a Terça, sendo cada vez mais fracos.
A Quarta-Feira é um dia ainda de muitas indecisões no que diz respeito á chuva,isto porque ela esta prevista para o Centro Sul, resta saber se chega ainda ao Centro Norte, mais propriamente á nossa região.
A Quinta-Feira, será um dia com algumas nuvens, mas provavelmente sem chuva. Esta deverá regressar na Sexta a partir do meio dia para estragar á tarde o corso Carnavalesco das escolas em Febres.
A partir deste dia deverá intensificar-se o frio que ficará muito provavelmente até á Terça-Feira de Carnaval.
O fim de semana de Carnaval será frio, e sem chuva para que os foliões o possam aproveitar, já que a chuva deverá regressar na madrugada de Segunda, estragando os festejos e mantendo-se provavelmente durante toda a outra semana.
Mais uma vez alertamos para o frio que virá a partir do próximo fim de semana que com alguma precipitação, vai novamente trazer neve aos locais mais altos de todo o país, mesmo aos menos habituais.Esta será uma situação a que vamos estar muito atentos e seguir com atenção, partilhando com os nossos seguidores as previsões que os modelos nos sugerem.


Na imagem podemos observar a depressão que irá trazer o frio da Europa até nós.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Previsão do tempo - Actualização

Tal como tínhamos previsto no ultimo post, o sol que nos visitou hoje e que irá continuar amanhã, não irá fazer-nos companhia durante muito tempo e concerteza irá estar ausente nos próximos tempos, isto porque a chuva irá voltar para ficar....
Esta Terça-Feira será ainda um dia com algum sol e temperaturas um pouco baixas, mas a partir de Quarta as coisas irão mudar. O dia provavelmente ainda começará com o sol, mas as nuvens deverão começar a cobrir o céu a partir do meio da manhã e com elas trarão chuva que deverá começar a cair perto do meio dia (podendo atrasar ou adiantar dependendo de vários factores), sendo forte ao inicio da noite. As temperaturas deverão subir por estes dias, e o vento poderá soprar moderado.Tudo isto devido a um pequeno anticiclone que deverá surgir a SW do continente.
Na Quinta -Feira a chuva deverá continuar, diminuindo ligeiramente de intensidade.
Na Sexta e Sábado prevemos ausência de chuva, mas a continuidade do céu nublado.
No Domingo poderá manter-se o tempo nublado e seco, mas, ao final do dia a chuva deverá regressar para ficar durante toda a próxima semana, podendo cair por vezes forte.
Os modelos a longa distancia (nem sempre credíveis) dizem-nos que o Carnaval deverá ser molhado, podendo estragar a diversão dos mais foliões....
Em relação ás temperaturas para os próximos tempos, julgamos, pela aparência dos modelos, que o frio intenso como já tivemos este ano, não deverá continuar entre nós, ficando a duvida se regressará ou não, mas, lembremos-nos que daqui a pouco tempo, temos a Primavera á porta e com ela, esperemos que a melhoria do tempo no que toca á temperatura do ar.