Tempo Online

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA MAIS PROMENORES SOBRE O ESTADO DO TEMPO EM FEBRES







domingo, 25 de abril de 2010

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO.

Os últimos dias tem sido típicos de primavera, temperaturas amenas, sem chuva, enfim tempo agradável....
E as boas noticias continuam, segundo as ultimas previsões o tempo irá continuar semelhante ao actual até, pelo menos aos primeiros dias do mês de Maio....Pode ir acompanhando as previsões do estado do tempo aqui no blog...

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Vulcão Eyjafjallajökull mais activo.

Durante o dia de ontem e hoje de noite o vulcão Eyjafjallajökull na Islandia tem estado bastante activo depois de uns dias mais calmo. Recorde-se que este vulcão começou em erupção no passado mes de Março e provocou uma paralização dos aviões quase geral em toda a Europa, devido á nuvem de cinzas que cobriu os céus de vários paises da Europa.

Algumas imagens retiradas da Webcam em directo (disponivel link mais a cima) ao final da tarde de 22/04/2010 e noite de 23/04/2010.





Adicionar imagem



quinta-feira, 22 de abril de 2010

VULCÃO KATLA NO JORNAL ECONÓMICO (online)

Da edição do dia 22/04/2010 do Jornal "Economico" (versão online) transcrevemos o seguinte:

"Islândia
O perigo de despertar o gigante islandês adormecido
Bárbara Silva
22/04/10 00:05


Vulcão vizinho Katla poderá entrar em erupção em breve.

Aconteceu nos anos de 920, 1612 e 1918. De todas as vezes que o vulcão situado por baixo do glaciar Eyjafallajokull, na Islândia, entrou em erupção, pouco tempo depois aconteceu o mesmo com o vizinho Katla, um vulcão muito maior, mais agressivo e potencialmente mais mortífero. Os cientistas estão agora a contar os minutos até que o gigante adormecido Katla expluda e provoque um caos ainda maior na Islândia, e por consequência, em toda a Europa.

Ontem, o presidente da Islândia, Olafur Grimsson, alertou: "O Katla é muito maior e normalmente entra em erupção uma vez por século. A última foi em 1918, por isso estamos à espera. Já temos planos de emergência no nosso país e os governos europeus e as companhias aéreas deviam começar a preocupar-se". Jay Miller, vulcanologista da Universidade do Texas, confirma o perigo: "A erupção em curso é relativamente pequena em comparação com o que poderá acontecer com o Katla". "

Link para a pagina da noticia.

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Inicio de Noite de Trovoada

No final da tarde e inicio de noite do dia 21 de Abril de 2010, uma forte trovoada abateu-se sobre grande parte de Portugal Continental....
A região centro/norte foi uma das mais fustigadas, como se pode ver na imagem acima, disponibilizada no site do IM....
Em alguns locais esta trovoada foi acompanhada de chuva forte.
Na região de Febres caiu alguma chuva, mas de forma moderada. Quanto á trovoada esta foi algo distante em todo o redor de Febres, mas bastante perceptível tanto de forma sonora como visível.
Até ao momento não temos conhecimento de qualquer estrago que esta tenha causado na região.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Vulcão Eyjafjallajökull



Segundo uma das ultimas simulações disponíveis na Internet o espaço aéreo de Portugal Continental poderá ser "invadido" pela nuvem de cinzas vulcânicas na próxima Sexta-Feira.
É ainda muito cedo para se especular se esta aproximação da pluma de cinzas vulcânicas terá alguma influencia na rotina normal portuguesa, nomeadamente nos transportes aéreos....
Esta situação está ainda dependente da evolução do vulcão na Islândia e das condições atmosféricas, nomeadamente da direcção dos ventos.
Uma situação a acompanhar neste blog ou na comunicação social....

sábado, 17 de abril de 2010

VULCÕES NA ISLÂNDIA

(c) skarpi --(imagem do vulcão Eyjafjllajokull em acção no dia 16Abril 2010)

Certamente, ninguém se lembra de uma erupção de um vulcão que tenha uma influencia tão grande em quase metade do globo terrestre, ainda por mais um vulcão quase desconhecido da maioria e com um nome quase impronunciável.
O vulcão na Islândia tem sido manchete dos principais meios de comunicação de todo o mundo. Não porque tenha feito vitimas ou causado directamente muitos estragos, aliás o próprio vulcão por si só não tem sido o rosto da noticia, mas sim as nuvens de cinza que liberta e que têm invadido os céus de grande parte da Europa. Estas cinzas têm sido uma dor de cabeça para a aviação europeia, pois segundo os especialistas é completamente impossível voar em segurança com este "monstro dos céus".
Vários aeroportos na Europa estão fechados e todas as ligações aéreas com o resto do mundo estão suspensas.Grande parte da Europa está assim quase isolada do mundo.
Este isolamento é ainda uma incerteza de quando terá fim, poderá prolongar-se durante vários dias ou semanas.A única certeza é que esta situação começa já a ser uma preocupação a nível financeiro, já se fala em milhares de Euros de prejuízos e quiçá estamos só no inicio de uma situação deveras preocupante não só a nível financeiro, mas também ambiental e até de saúde humana.
Esta situação poderá ainda agravar-se devido á grande actividade sismológica que existe nesta ilha devido á actividade do vulcão, e que poderá ter implicações noutras placas tectónicas do globo terrestre. Alem disso, na Islândia, são muitos os vulcões que estão "adormecidos", alguns deles á centenas de anos e que com a actividade do Eyjafjllajokull , poderão "acordar".É exemplo disso o vulcão Katla, três vezes maior que o que está em erupção, no Sul da Islândia, e adormecido desde 1918 e que pode entrar em acção nos próximos meses.
A probabilidade do vulcão Katla entrar em actividade é de 75 por cento no prazo de seis meses a um ano. Localizado nas imediações do actual vulcão em erupção, o Katla tem uma caldeira com dez quilómetros de largura e um potencial explosivo três a quatro mil vezes maior.
Os vulcanólogos islandeses prevêem que em caso de erupção, o Katla originará nuvens de cinza de dimensões muito maiores que as actuais que poderão afectar o tráfego aéreo em todo o Hemisfério Norte durante meses seguidos.
Os modelos matemáticos elaborados pelos cientistas islandeses indicam ainda que, a erupção levaria ao degelo quase instantâneo do glaciar por cima do Katla que provocaria a formação de uma onda gigante de 30 metros de altura
Isto leva-nos a reflectir, mais uma vez, no poder da Mãe Natureza, na sua grandiosidade e no respeito que lhe deve-mos...

IMAGEM QUE MOSTRA OS VÁRIOS VULCÕES NA ISLÂNDIA (mesmo não activos).
PODE SEGUIR NESTE BLOG (no topo) VÁRIOS LINKS PARA IMAGENS EM DIRECTO E VÁRIAS INFORMAÇÕES DO VULCÃO EYJAFJALLAJOKULL.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

CHEGOU A PRIMAVERA.....!!!

Parece que finalmente chegou a primavera.
O sol finalmente veio para ficar e as temperaturas vão subindo....
Para os próximos dias, as coisas não deverão mudar muito.
Pelo menos até á proxima Terça-feira dia 13, não deverá haver muitas mudanças no estado geral do tempo em todo o Continente. O sol irá continuar a brilhar e as temperaturas deverão continuar agradáveis. A partir de Terça os modelos meteorologicos indicam que poderá haver uma pequena mudança, mas a acontecer, não será nada de significativo, poderá ocorrer precipitação fraca e uma ligeira descida das temperaturas, mas ainda estamos a muito tempo e até lá esta fraca precipitação previsivel poderá desaparecer.....