Tempo Online

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA MAIS PROMENORES SOBRE O ESTADO DO TEMPO EM FEBRES







sábado, 29 de maio de 2010

Dois novos vulcoes bastante activos

Depois das várias noticias do vulcão da Islândia e dos transtornos causados por este na aviação civil, dois novos vulcões tem sido noticia na comunicação social nos últimos dias
Um deles é o Vulcão Pacaya, na Guatemala com 2552 metros de altitude que entrou em erupção no passado dia 26 de Maio e cuja actividade se intensificou no dia seguinte, começando a expelir areia,pedras e cinzas que atingiram um raio de 100 quilómetros.
O governo da Guatemala decretou já o estado de calamidade publica no centro do país devido á crescente actividade do vulcão Pacaya situado a cerca de 50 kms da capital
Este vulcão provocou também o desaparecimento de várias pessoas, entre elas crianças e a morte de pelo menos um jornalista da televisão local, cerca de duas mil pessoas foram evacuadas e 600 instaladas em abrigos temporários.
Vários voos foram também já cancelados nos aeroportos da Guatemala devido ás cinzas vulcânicas expelidas para os céus .
Poderá visualizar a actividade deste vulcão, clicando nas palavras a cor diferente

Lava do Vulcão Pacaya

Outro vulcão que também entrou em actividade recentemente é o Tungurahua no Equador, este tem uma altitude de 5029 metros e situa-se a 135 Kms do sul da Capital Quito. Ontem, Sexta-feira dia 28 de Maio o Tungurahua, que se localiza no centro do Equador obrigou as autoridades a encerrar o aeroporto de Guayaquil, e segundo um vulcanólogo do Equador a lava e as cinzas ultrapassam os 10mil a 20 mil metros. Várias escolas também foram encerradas e pelo menos sete localidades situadas próximo do vulcão foram evacuadas , num total de 500 famílias.Saiba mais sobre este vulcão no site do Instituto Vulcanologico do Equador.

Vulcão Tungurahua


Entretanto o vulcão na Islândia continua com uma actividade moderada expelindo apenas vapor de agua. Este poderá continuar assim durante vários dias ou meses até cessar a sua actividade, ou então voltar á actividade recente ou mesmo aumenta-la. O vulcão Katla vizinho do Eyjaffjalallokull, continua no entanto sobre vigilância dos vulcanologos Islandeses, pois cada vez que o Eyjaffjalallokull entra em actividade a ele lhe segue o Katla que é varias vezes mais poderoso que o vizinho.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

VULCÃO NA ISLÂNDIA SEM ACTIVIDADE

Imagem da sismicidade no glaciar do vulcão

Imagem da webcam do glaciar do vulcão sem actividade no dia 24/05/2010 14h00
Desde ontem (23/05/2010) que parou a actividade no vulcão da Islândia que "acordou" a 21 de Março de 2010.
A lava já não escorre do vulcão, nem há fumo ou pluma de cinzas vulcânicas, como tem acontecido desde a sua erupção. No entanto continuam os pequenos abalos sísmicos nessa zona, o que pode indiciar que o mesmo ainda não "adormeceu".
Não é demais relembrar que sempre que no outrora este vulcão entrou em erupção, o vulcão vizinho Katla (mais poderoso que este) também mostrou actividade....
Resta esperar e ir observando a actividade do Eyjafjallajökull, para sabermos se este terminou a sua actividade, ou está apenas mais calmo...

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Previsão do Tempo

Depois de se assistir a queda de neve no nosso país em pleno Maio (dia 13 serra da Nogueira-Bragança), e de passado 8 dias as temperaturas ultrapassarem os 30º em algumas zonas de Portugal, isto leva-nos a pensar duas coisas.
Primeiro o território do continente não é assim tão pequeno, pois estas diferenças de temperaturas em tão pouco tempo num país significa algo.
Em segundo lugar o clima anda mesmo alterado, sendo estas oscilações bruscas de temperaturas complicadas para as gripes e constipações....

Mas depois de uns dias de autentico verão, eis que tudo volta ao normal para uma estação primaveril.
Já a partir da noite do próximo Domingo, vamos sentir um ligeiro baixar da temperatura, que se irá manter até ao outro fim de semana, altura em que deverão voltar a subir. É de esperar assim esta semana temperaturas a rondar os 20º de máxima e 12º de mínima.
Mas não será só as temperaturas que vão mudar, é de esperar a partir de Segunda-feira alguns chuviscos que poderão ser fortes em algumas zonas do país e que possivelmente trarão também com eles algumas trovoadas.
Será então assim uma semana com descida das temperaturas do ar. È de esperar alguns chuviscos que poderão ser acompanhados de trovoadas, estas chuvas serão dispersas, pois poderão ocorrer num local e a poucos quilómetros já não chover nada.
Mas, o tempo deverá voltar a ser seco e quente a partir de Quinta-feira, não se prevendo depois na semana seguinte grandes alterações.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO-FIM DE SEMANA

Para o fim de semana de 14 a 16 de Maio 2010, prevemos uma melhoria no estado do tempo.
Na Sexta-Feira é ainda de esperar a possibilidade de chuviscos fracos e tempo fresco, nomeadamente a continuação de uma "aragem" fresca, sendo mesmo incomodativa.
No Sábado poderá haver ainda algumas nuvens, que irão desaparecendo gradualmente ao mesmo tempo que a temperatura do ar vai aumentando ligeiramente.
O Domingo deverá ser ausente de nuvens, com a continuação de um aumento ligeiro da temperatura.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Pequeno Sismo registado na zona de Cantanhede


Clique na imagem para visualizar melhor

Segundo o site do Instituto de Meteorologia, for registado no dia 11/05/2010 pelas 17h05m, um pequeno sismo de magnitude 1.6 a NE de Cantanhede.
Este pequeno abalo de magnitude 1.6 apenas foi registado pelos sensores do IM, pois devido á sua baixa intensidade não é sentido pelo ser humano.
O mesmo não deverá ser considerado sinal de alerta ou perigo, pois apesar de não ser muito frequente na região (por isso a administração do blog decidiu colocar esta noticia) é também um caso isolado.
Poderá acompanhar ou visualizar esta situação na pagina do Instituto de Meteorologia ou no Blog MeteoFebres.

Video do Vulcão Eyjafjallajökull, Iceland 11.05.2010

Este vídeo, realizado hoje, mostra o poder deste vulcão que teima em não acalmar, e que parece dizer para nos preparar-mos, pois muito ainda está para vir...

domingo, 9 de maio de 2010

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO - 10 A 16/04/2010

Para esta semana e na região de Febres, prevemos a continuação de tempo inconstante.
Assim e até á próxima Sexta-Feira, haverá possibilidade de aguaceiros fracos não só na região de Febres mas em todo o país.
Estes aguaceiros poderão ser localmente moderados, alternando com o céu pouco nublado.
É de esperar também momentos de boas abertas....
A partir do final da noite de Sexta-feira/madrugada de Sábado as nuvens irão dar lugar ao sol que continuará a espreitar timidamente durante o fim de semana, melhorando com o decorrer do tempo...
As temperaturas irão variar entre os 17º de máxima e os 6º de mínima, esperando que possa ter uma ligeira subida a partir de Sexta-Feira dia 14, mas esta será mais acentuada a partir do inicio da semana seguinte....

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Vulcão Eyjafjallajökull

Vulcão Eyjafjallajökull em actividade 5/05/2010 14h20m

O vulcão continua em intensa actividade, principalmente no que toca á emissão de cinzas, segundo os relatórios oficiais, está agora mais moderado na emissão de lava, mas continua em grande actividade sismologica e não dá indicações de abrandar...

Segundo a imagem acima a pluma de cinzas do vulcão na Islândia estará sobre a zona de Lisboa dia 7/05 ás 12h, até á hora deste post não há qualquer comunicado das entidades oficiais a restringir o acesso a qualquer aeroporto nacional, mas se se confirmar estas previsões oficiais, provavelmente haverá restrições no tráfego aéreo nacional.... Uma situação a acompanhar no site do IM ou na comunicação social..

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Previsão do estado do tempo-3 a 9 Maio 2010

Quem pensou que tinha chegado o Verão, engane-se...!!
Os últimos tempos tem feito lembrar o Verão, tempo quente e seco tem sido agradáveis, mas estas ultimas horas de vento a soprar forte, parecem adivinhar alguma instabilidade, e nem o sol aquece como gostaríamos.
Terça feira ainda está previsto algum vento que poderá diminuir de intensidade, levando-nos a uma segunda metade da semana de tempo primaveril.
Ausência de precipitação e temperaturas agradáveis deverão por isso marcar os dias de Quarta, Quinta e Sexta-Feira.
Que tem planos ao ar livre no próximo fim de semana, poderá sofrer uma decepção, isto porque no Sábado deverá aparecer a Chuva que se manterá também no Domingo.
As temperaturas também deverão baixar um pouco no fim de semana.
O estado do tempo poderá manter-se com alguma chuva fraca ou chuviscos, durante toda a semana de 10 a 14, mas o tempo no fim de semana poderá melhorar.
Estas previsões são ainda a muitos dias, pelo que deverá ser considerada apenas como uma tendência do estado do tempo.Por isso aconselhamos que esteja atento ao MeteoFebres.

Vulcão Eyjafjallajökull



Temos observado através das webcam do vulcão na Islândia, que este tem libertado nos últimos dias uma grande quantidade de lava, e o "fumo" libertado tem sido em maior quantidade e mais negro...

Apesar de não ter sido noticia nos últimos tempos, a comunicação social está atenta e nesta Segunda-Feira noticiou esse aumento de actividade do vulcão....Uma das reportagens que passou na televisão pode ser visualizada mais acima.

A imagem acima mostra a direcção das "correntes de ar", que são provenientes de Norte e que poderão espalhar a pluma de cinzas do vulcão da Islândia por grande parte da Europa o que poderá novamente afectar o tráfego aéreo.

Pode acompanhar nesta zona do blog todos os desenvolvimentos do vulcão, ou mais acima na zona Especial Vulcão Eyjafjallajökull .