Tempo Online

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA MAIS PROMENORES SOBRE O ESTADO DO TEMPO EM FEBRES







segunda-feira, 30 de agosto de 2010

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO -30/08/2010 a 05/09/2010

Imagem da frente nublosa que se aproxima do Continente na noite de Segunda-Feira (30/08/2010)


Tal como tínhamos previsto o calor voltou em força este fim de semana, fazendo com que hoje fosse o segundo dia mais quente do ano com uma máxima registada na nossa estação de 39.4º, só ultrapassado pelo dia 27 de Julho em que registamos a máxima do ano 42.8º.

Estas temperaturas elevadas dificilmente serão ultrapassadas este ano, pois o verão está quase a despedir-se e a partir de amanhã as temperaturas deverão descer, podendo voltar o calor, mas certamente não com a mesma intensidade do dia de hoje.

Assim, amanhã (Terça 31/08) poderá ainda fazer-se sentir o calor, mas durante a noite de Terça e madrugada de Quarta as temperaturas deverão descer significativamente, podendo também ocorrer durante a noite alguns chuviscos ou chuva forte em alguns locais do Norte e Centro do país.

Até ao fim de semana as temperaturas deverão manter-se mais agradáveis, podendo haver uma pequena subida da temperatura máxima a partir de Sexta-feira, mantendo-se durante o fim de semana.

domingo, 29 de agosto de 2010

MAIS VULCÕES EM ERUPÇÃO

No prazo de uma semana, eis que dois novos vulcões despertam no planeta terra, provocando o pânico entre as populações circundantes....
Na passada Quarta-feira foi no Colombia o Vulcão Galeras, como noticia a seguinte informação:

"O vulcão Galeras, situado no departamento de Nariño, no sudoeste da Colômbia, entrou em erupção nesta quarta-feira (25) ao lançar uma coluna de gases e cinzas.
As autoridades locais declararam alerta máximo, mas por enquanto não houve registro de vítimas ou danos. O governo imediatamente fez um apelo às mais de 8.000 pessoas que estão na área de influência do vulcão para que abandonem imediatamente suas casas e sigam para albergues.
No entanto, de acordo com o ministro do Interior da Colômbia, Germán Vargas Lleras, apenas 270 pessoas tinham procurado os abrigos até o meio da manhã.
O vulcão continua jorrando material. O difícil é pedir às pessoas que se desloquem aos nove albergues disponíveis. Ninguém consegue prever o que pode acontecer, mas devo lembrar à população que estamos em alerta vermelho
A erupção ocorreu por volta das 4h locais (6h de Brasília), segundo o Instituto Colombiano de Geologia e Mineração (Ingeominas). O monte agora expele fumaça e cinzas.
O Galeras, um dos maiores vulcões em actividade na Colômbia, fica cerca de 700 km a sudoeste de Bogotá e, nos últimos anos, registrou dezenas de erupções. O cume do monte fica 4.276 m acima do nível do mar.
O Galeras começou a dar sinais de actividade na manhã da última sexta-feira (20) e, desde então, quatro tremores de terra significativos foram sentidos." (in,R7noticias)

Hoje, Domingo, foi a vez do Sinabung na Indonesia .

"As autoridades da Indonésia activaram o alerta vermelho e começaram a evacuar casas devido à erupção do vulcão Sinabung.
De acordo com o centro de Vulcanologia, o vulcão Sinabung, com 2.451 metros de altitude, entrou em erupção esta meia-noite, expelindo lava e lançando cinzas e fumo a uma altura de 1,5 km.
O vulcão, que já não entrava em erupção há 400 anos, está localizado em Tanah Karo, no norte da ilha de Samatra, 1.300 km a noroeste de Jacarta. A Protecção Civil enviou dezenas de autocarros, ambulâncias e camiões ao local para retirar os habitantes.
Cerca de 12 mil pessoas já foram deslocadas e estão agora alojadas em edifícios governamentais ou centros religiosos das populações vizinhas, segundo o ElMundo.
"

(IN DIÁRIO ECONÓMICO)

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ACTIVIDADE VULCÂNICA NA ISLÂNDIA


Os habituais visitantes deste blog, já devem ter reparado que recentemente retiramos o especial sobre o vulcão Eyjafjallajokull que há alguns meses parou o céu da Europa devido ás suas cinzas vulcânicas libertadas aquando da recente erupção.
Entretanto este vulcão "adormeceu", por isso decidimos que o especial no topo desta página já não se justificava, no entanto temos mantido um olhar atento sobre este e outros vulcões na Islândia e no mundo.Recentemente, um dos membros do fórum Meteopt, que reside na Islândia e que naturalmente acompanha esta situação, publicou no Forum Meteopt informação sobre a actividade vulcânica que julgamos ser relevante, por isso a transcrevemos para o MeteoFebres.

"O vulcão Eyjafjallajökull tem estado muito calmo, sem qualquer actividade e sem emissão da coluna de vapor de agua que apresentava nos últimos meses.Continua no entanto bastante actividade sísmica (comparável com o habitual) em vários dos vulcões da Islândia; mais precisamente em 3 vulcões: Katla, Bardarbunda e Asjka, e por vezes também no Grimsvotn.

Em relação ao Katla, a actividade sísmica é expectável: pois em 3 erupções históricas do Eyjafjallajökull, o Katla (localizado mesmo ao lado, e de tamanho pelo menos 10 vezes superior) entrou em erupção sempre no espaço de um ano. A ultima erupção do Katla foi em 1918, e o seu período entre erupções costuma ser de cerca de 40 anos. Isto poderia indiciar uma grande erupção futura, mas geralmente quando as erupções são a seguir ao Eyjafjallajökull, costumam mais "fracas" (mas sempre bem grandes).

Em relação ao Grimsvotn, responsável pela larga erupção histórica de 1783 com consequênciais globais, a actividade recente é expectável. O vulcão tem entrado em erupção frequentemente nos últimos anos, por exemplo em 1996, 1998 e 2004, portanto não é de esperar grandes erupções. No último mês, aqui na Islândia ocorreram duas inundações glaciais causadas por calor geotérmico deste vulcão, que indicia uma possível erupção futura.

Já em relação ao Bardarbunga e Askja, ambos com potencial para erupções tão explosivas como o Katla (e de impacto global), tem apresentado actividade sísmica elevada, quando há uns meses era praticamente inexistente. Isso pode ser indicador de uma erupção em breve, mas também pode significar apenas alguma agitação temporária e depois nada. O Askja teve uma erupções menores em 1961 e 1919, e a sua última grande erupção (de impacto global, VEI 5) foi em 1875. O Bardarbunga teve a sua última erupção em 1910 (e alguma actividade subglacial nos últimos anos). Em 1477 teve uma erupção de impacto global (VEI 6). Se um destes entrar em erupção, poderia apresentar uma erupção algo intensa, dado estarem "adormecidos" há bastante tempo.

Por último, o vulcão Hekla (outro gigante) tem tido erupções regulares a cada 10 anos nas últimas décadas, a ultima erupção foi em 2000, mas no entanto não mostra quaisquer sinais de actividade sísmica. No passado, o Hekla apresentava erupções de larga escala, mas nas ultimas décadas as erupções recorrentes têm sido mais moderadas.

Portanto é bastante provável ocorrer mais erupções na Islândia nestes próximos meses, devido a estes sinais preliminares. Não me surpreendia nada 1 ou 2 erupções maiores, nos próximos 2 ou 3 anos.Em várias ocasiões dos séculos passados, dois vulcões islandeses tinham erupções em simultâneo. Há sempre que recordar que a Islândia é responsável por um terço de toda a lava emitida no planeta Terra, nos últimos 10000 anos, e por varias erupções de impacto global notório. O Eyjafjallajökull é apenas uma lembrança para os europeus, que devem estar preparados para estes cenários."

Por Irpsit (membro do Forum Meteopt) retirado do forum Meteopt.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO 24/08/2010 a 31/08/2010

O dia de hoje concerteza que contentou os amantes da chuva. Apesar de não ter caído em abundância, a chuva miudinha que se fez sentir, serviu para refrescar as culturas e diminuir as ocorrências de incêndios florestais.
No entanto desenganem-se aqueles que pensavam que o verão já se tinha ido embora, pois ele voltará em força, já a partir de Quarta-Feira, principalmente no sul do país, estendendo-se o calor previsto, a todo o pais a partir do fim de semana, podendo as temperaturas ultrapassar os 40º em alguns locais do pais.
Na região Centro Norte (Coimbra/Cantanhede) os termómetros poderão ultrapassar os 35º, ou mesmo chegar aos 40º na região de Febres, no fim de semana e no inicio da proxima semana.
Agosto deverá despedir-se de 2010 com a oferta de muito calor em Portugal....
A longo prazo, poderemos esperar que as Festas de Nossa Senhora das Febres (4 a 8 de Setembro) decorram sob tempo quente e seco.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Estação Meteorológica de Febres

No dia 27 de Fevereiro de 2010, data em que se registou em Portugal Continental ventos muito fortes, o anemómetro da Estação Meteorológica de Febres deixou de funcionar correctamente.
Devido a vários motivos, não foi possível entretanto reparar o mesmo, por isso tem sido impossível verificar correctamente a velocidade do vento.
Passados quase seis meses, finalmente o anemómetro está reparado, sendo assim possível, ter acesso aos dados meteorológicos correctos em Febres .
Pedimos desculpa pela demora na resolução deste problema, e advertimos que alguns dados meteorológicos (nomeadamente a pluviosidade) disponibilizados nos dias 19 e 20 de Agosto poderão não ser os reais, em virtude da reparação da Estação...

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO. Fim de Semana-20 a 22 Agosto

No próximo fim de semana, prevemos um aumento da temperatura. A partir de Sexta-Feira a temperatura deverá começar a subir e atingir um máximo que poderá ultrapassar os 35º no próximo Sábado e Domingo. A partir de Segunda Feira a temperatura do ar deverá descer ligeiramente.A humidade será também baixa. Estes factores poderão voltar a trazer um fim de semana com alguns incêndios....
Quanto á chuva, essa não se mostra ainda e provavelmente não deverá aparecer neste mês de Agosto.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

ANTEVISÃO DO INVERNO

Depois de um Verão bastante quente, os últimos dias já quase nos fazem lembrar que daqui a nada está ai o Inverno, e há já quem tente fazer previsões para o mesmo.Uns dizem que vai ser frio e seco, outros que será bastante chuvoso, há ainda os que dizem que será um Inverno de eventos raros....Na nossa opinião será um pouco de tudo, mas concerteza que fenómenos atmosféricos invulgares serão cada vez mais frequentes, por isso devemos estar preparados para fortes chuvadas, queda de neve em locais pouco habituais, ventos fortes e/ou mini-tornados.
Tal como a formiga, que trabalha no verão para ter provisões no Inverno, também nós, devemos precaver-nos no Verão, para não sofrermos as consequências de um Inverno rigoroso.
Gestos tão simples como limpar valetas, rios e ribeiros, cortar ramos de árvores mal colocados, fixar objectos soltos, limpar caleiras ou pequenas obras de reparação em telhados, são gestos simples que poderão salvar vidas, ou minimizar complicações, em caso de eventos meteorológicos extremos.
Mas não devemos pensar só no Inverno, também o Verão trás complicações que poderão ser minimizadas se houver prevenção, falamos é claro dos incêndios florestais.Poucos são os que limpam as matas antes do verão, mas se todos o fizessem concerteza não assistíamos a situações como as que sucederam recentemente em todo o pais...
Infelizmente, recentemente, muitas pessoas falaram neste assunto,mas certamente que daqui a dois ou três meses já ninguém se lembrará ate ao próximo verão, e para o ano voltará a mesma desgraça e os mesmos comentários....

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Estado do tempo semana de 09 a 15 de Agosto 2010

O verão continua em força, tempo quente e seco com algum vento á mistura, são os ingredientes dos incêndios que infelizmente, se tem feito notar no País principalmente no Norte. A chuva ameaçou, mas afinal apenas caíram uns pingos que misturados com o fumo dos incêndios e com o pó das areias do deserto do Saara serviram para sujar Portugal.
Esta semana prevemos que as temperaturas baixem gradualmente, principalmente na Quarta, Quinta e Sexta, para voltarem a subir novamente no Sábado e Domingo. A chuva deverá continuar ausente, mas o vento de Norte poderá fazer-se sentir no meio da semana.
Podemos aproveitar estes dias mais frescos e o vento que se fará sentir (Quarta,Quinta e Sexta), para "arejar" as habitações que estão bastante quentes....

terça-feira, 3 de agosto de 2010

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO 03/08/2010 a 10/08/2010

A ultima semana caracterizou-se por ser a mais quente do ano em que se registou temperaturas pouco habituais para a região.
Registámos na Estação Meteorologica de Febres no dia 27 de Julho de 2010 ás 13h50, a temperatura de 42.8ºc, um valor extremamente alto para a região e nunca antes por nós registado.
Depois destes dias tórridos, eis que o mercúrio baixou um pouco, para valores mais normais, mas segundo as previsões irá voltar a subir já amanhã, podendo chegar perto dos 40º, não se prevendo que os ultrapasse.
A semana continuará seca e quente, podendo haver uma ligeira descida da temperatura do ar na Quinta-Feira, para voltar a subir novamente no fim de semana, e continuar bem quente por toda a semana seguinte, segundo nos apontam os modelos meteorologicos.
O céu deverá estar praticamente limpo, excepto na Segunda-Feira de madrugada, em que poderá aparecer alguma nublosidade, que poderá trazer alguns chuviscos localizados que a ocorrerem concerteza não chegará sequer para assentar o pó.
Durante quase toda a semana poderá surgir pelo meio da tarde algum vento de Norte, principalmente nas zonas mais litorais.