Tempo Online

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA MAIS PROMENORES SOBRE O ESTADO DO TEMPO EM FEBRES







sexta-feira, 29 de outubro de 2010

VENTO FAZ ESTRAGOS EM FEBRES










O vento que se fez sentir hoje (29/10/2010) por volta das 10h45m em Febres, provocou vários estragos em algumas zonas da localidade, principalmente na zona da escola C+S.
Na estação meteorologica de Febres apenas conseguimos registar rajada de 69.2km/h, pois após a mesma a energia eléctrica faltou e não conseguimos obter mais registos.
Mas pelos estragos causados julgamos que as rajadas deveriam ter cerca de 120 km/h.
Telhados arrancados, árvores e pinheiros caídos que causaram cortes de transito em algumas vias, e que caíram também sobre cabos de electricidade e armazéns de arrumos, vários estragos também na escola c+s com vidros partidos, árvores arrancadas, e o telhado do pavilhão da escola destruído, alem disso foram também destruídas algumas estufas agricolas.
Também a torre da Igreja Matriz,(com vários metros de altura) ficou com muitas telhas arrancadas, causando um alto prejuizo, esperando agora que a mesma seja reparada...

TEMPO ADVERSO NO FIM DE SEMANA ALERTAS E AVISOS.



Imagem I.M.
Devido ao mau tempo no próximo fim de semana, que foi previsto por nós no inicio da semana, o Instituto de Meteorologia emitiu aviso amarelo para todo o pais devido ao vento e chuva forte.
Estes aviso tem inicio no dia 28 ás 21h no Norte do pais e termina no dia 31 á 1h.

Imagem Protecção Civil
Também a Protecção Civil emitiu alerta amarelo em praticamente todo o Norte do País-
Poderá visualizar o mesmo no site da Protecção Civil, clicando aqui.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

VÁRIOS VULCÕES ACTIVOS NA RUSSIA

Depois do Vulcão Merapi, na Indónesia que tem sido noticia nos últimos dias devido ao numero de mortes que causou, surge também na comunicação social noticias de várias erupções em simultâneo na península de Kamchatka, Russia.
Segundo a informação recebida estes vulcões ainda não causaram vitimas, mas manteem-se em vigilância e em alerta vermelho, pois alem de causarem transtornos na aviação civil, nunca se sabe a intensidade que estes poderão desenvolver e a sua interferência no planeta terra.



"A cidade de Ust-Kamchatsk ficou coberta de cinzas.

O Klyuchevskaya Sopka, o maior vulcão ativo na Eurásia, entrou em erupção ao mesmo tempo que o Shiveluch, a 70 quilómetros a nordeste, que continua a jorrar lava.

As nuvens de cinzas estendem-se já ao Oceano Pacífico, segundo o vulcanólogo Sergei Senyukov, e cobrem de branco a cidade de Ust-Kamchatsk, cujos cinco mil habitantes foram aconselhados a ficar em casa. As escolas e os estabelecimentos comerciais estão encerrados e a circulação automóvel interdita.

Cientistas advertem que as cinzas libertadas por ambos os vulcões vão continuar a cair em Ust-Kamchatsk pelo menos durante mais dez dias.

As autoridades russas alertaram, entretanto, que um outro vulcão na Península Kamchatka, o Gorely, começou a expelir gases e poderá entrar em erupção a qualquer momento. "

NOTICIA SIC

O vulcão Merapi na Indónesia continua em actividade, ainda que não constante. Por vezes parece "adormecer", mas hoje entrou em forte actividade novamente.
Clique aqui para saber tudo sobre o vulcão Merapi

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Vulcão ,Sismo e Tsunami Fazem Centenas de Mortos


O vulcão Merapi, situado na ilha de Java na Indónesia é um dos mais activos e perigosos vulcões de todo o mundo, depois de ter ameaçado no fim de semana, e ter sido lançado o alerta na Segunda-feira que levou á evacuação de milhares de pessoas, este gigante lançou cinzas e nuvens de vapor ao final desta Terça-Feira, que fizeram até ao momento cerca de duas dezenas de mortos entre elas um bebé. Suspeita-se que o numero de vitimas possa aumentar, visto que muitas pessoas podem estar presas na face Sul do vulcão. Vários caminhos de acesso a algumas aldeias estão bloqueados com a queda de árvores, o que poderá aumentar significativamente o numero de vitimas.

Leia aqui a noticia completa. ou aqui o vídeo

Um sismo de magnitude 7.7 foi registado na Segunda-Feira ao largo da costa ocidental da Indonésia.
O sismo ocorreu na região de Kepulauan Mentawai às 21:42 (15:42 em Lisboa). O epicentro registou a uma profundidade de apenas 14,2 quilómetros, de acordo com o observatório geológico norte-americano (USGS).
Este sismo originou um tsunami com ondas que em alguns locais atingiram os 7 metros, segundo alguns jornais indonésios. Uma aldeia (Hamlet) que se situava a 150 metros da praia, ficou completamente destruída. Só neste local, foram já confirmadas 58 vitimas e dezenas de desaparecidos.
Mais de 120 pessoas foram já confirmadas como mortas na Indonésia, centenas estão desaparecidas.
Há já quem admita que o sismo e a erupção vulcânica possam estar relacionados.
Ambos os locais estão situados na mesma falha a 1000km de distância.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO 26/10 A 1/11/2010

TEMPO ADVERSO PODERÁ ESTRAGAR PARTE DO FIM DE SEMANA PROLONGADO.

Imagem do modelo GFS, que mostra a "luta" entre a depressão perto das Ilhas Britânicas e o Anticiclone dos Açores.

Aproxima-se um fim de semana prolongado, altura em que muitos aproveitam para umas mini-férias. È normal, que muita gente queira saber as previsões para esses dias. Mas, como já temos advertido algumas vezes, é sempre arriscado fazer previsões a longo prazo, isto porque muitas vezes, apenas de um dia para o outro muita coisa muda. Muitas das vezes o que publicamos são apenas tendências das condições meteorologicas, é mesmo isso que vamos fazer mais uma vez.

No final da semana é esperada alguma instabilidade em todo o país, com vento forte, chuva moderada/forte e descida de temperaturas, tudo isto devido a uma baixa pressão que se irá instalar junto ás Ilhas Britânicas e que estará sob influencia das baixas temperaturas do Norte.
No entanto, os modelos mostram o Anticiclone dos Açores a "empurrar" cada vez mais esta depressão para Norte, isso poderá fazer com que o mau tempo esperado tenda a afastar-se cada vez mais para Norte. Poder-se-a dizer que é quase uma luta a ver quem será mais forte....
Na Terça- Feira (26) deverá haver um ligeiro aumento das temperaturas do ar. O céu estará pouco nublado ou limpo, o mesmo acontecendo na Quarta.
Quinta-Feira dia 28, a neblusidade aumentará, mas sem ocorrência de precipitação, neste dia a temperatura do ar poderá aumentar também.
Sexta-Feira (29), será o dia de viragem do estado do tempo. A manhã será ventosa, antecipando uma tarde em que a chuva deverá cair forte, trazendo também uma descida das temperaturas, que poderão originar a primeira queda de neve nos pontos mais altos (acima de 1500m) do pais.
A madrugada de Sábado será chuvosa em praticamente todo o território Continental, no entanto a manhã trará algumas abertas mais no Sul do Continente.Na parte da tarde a chuva deverá ser fraca ou moderada, podendo cair em quase todo o território.
O Domingo (31) amanhecerá chuvoso em todo o Continente, devendo começar a "limpar" durante a tarde.
Na Segunda-feira, primeiro de Novembro e dia de Todos os Santos, não é esperada chuva, o céu deverá estar pouco nublado ou limpo e as temperaturas deverão começar a subir ao final do dia.
A tendência dos modelos meteorologicos, aponta para uma primeira semana de Novembro com com tempo....

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO - 18 A 24/10/2010

Nos últimos dias, pouco se tem falado no nosso país de instabilidade meteorológica.
No entanto o mesmo já não se pode dizer em termos financeiros e políticos, pois aí a conversa tem sido muita, talvez ate demais....fala-se muito e pouco se faz....!!!!Mas isso são outros ventos....
No decorrer desta semana, a meteorologia vai continuar calma, não é esperada chuva pelo menos em grande parte do país, poderão no entanto ocorrer uns chuviscos no extremo Norte no fim de semana, mas a probabilidade é baixa.
Os ventos não soprarão muito fortes, no entanto poderá levantar-se uma brisa fria que aumentará a sensação de frio.
As temperaturas deverão baixar, especialmente á noite, podendo mesmo cair a primeira geada no Norte do país.
È aconselhável acrescentar mais uns cobertores na cama, acender as lareiras e retirar casacos, gorros e luvas do fundo do guarda-roupa.
Até ao inicio de Novembro não se vislumbra nos modelos meteorológicos precipitação, mas esta previsão é muito longa e as tendências poderão alterar-se.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO - 11 A 17/10/2010

Após uns dias meteorologicamente agitados, o que sabe bem é o bom tempo.
E assim será durante toda a semana. Não está prevista nenhuma perturbação meteorologica durante esta semana.
O céu irá permanecer limpo ou pouco nublado, e as temperaturas irão oscilar entre 10ºc de mínima e 25ºc como máxima.
A longo prazo, na próxima semana poderá voltar a chuva e para o final de Outubro deverão começar as noites frias.
No entanto, estas são tendências do estado do tempo a muitos dias, que poderão não se confirmar.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

ALERTAS E AVISOS DE ENTIDADES OFICIAIS NACIONAIS

Imagem da depressão responsável pela instabilidade

A Protecção Civil Nacional lançou alerta amarelo para todo o país no periodo de 00h00 de 8 de Outubro ás 20h de 9 de Outubro.Conforme a imagem seguinte.




Fonte da imagem da PC:http://www.prociv.pt/cnos/Documents/Mapa_de_alertas.pdf


O Instituto de Meteorologia lançou Aviso Laranja para todo o país devido á chuva forte, vento forte e ondulação maritima agitada.
Fonte das imagens do IM:http://www.meteo.pt/pt/

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

PREVISÃO-ACTUALIZAÇÃO

SEXTA FEIRA COM TEMPO INSTÁVEL

Na ultima previsão, "adivinhavamos" uma Quinta Feira sem chuva, visto que a frente que vai trazer instabilidade no fim de semana chegaria ao Continente na Sexta-feira.
Entretanto os modelos mudaram e a frente deverá chegar mais cedo, trazendo já alguma chuva na Quinta.
Assim sendo, na Quinta-feira apenas poderão ocorrer chuviscos durante o dia, estando então prevista a chuva em força ao inicio da noite.
Na Sexta, o dia será chuvoso som intensificação da chuva no inicio da noite, que deverá ser acompanhada de ventos fortes e até trovoadas.
O Sábado será abundante de chuva, podendo haver uma melhoria á noite, em que deverá ocorrer apenas chuviscos, que poderão também aparecer no Domingo, dia em que se espera uma pequena melhoria do estado do tempo.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO - 05 A 10/10/2010

Chegaram as primeiras chuvas da época, e em força!!!!

Este foi o primeiro evento depressivo da época que se caracterizou por uma depressão a Norte do Continente, que acabou por influenciar com chuva e vento todo o país, com mais incidência no Norte e Centro.

Mas os que julgavam que este evento era único enganaram-se, pois irá haver uma sucessão de depressões, que irão continuar com a chuva e vento pelo menos até ao próximo fim de semana.

O feriado de 5 de Outubro, deverá ser para aproveitar pois será um dos poucos dias da semana com bom tempo. Isto até ao inicio da noite de Terça, pois durante a noite de Terça e Madrugada de Quarta a chuva irá entrar no continente pelo Norte, e entender-se até ao Centro, dividindo o país em dois. A norte do Tejo chuva a Sul bom tempo.

Na Quinta o tempo irá melhorar não se esperando chuva.

Na Sexta, uma nova frente activa irá aproximar-se do território continental. Esta deverá trazer novamente o tempo instável a todo o país.
Assim é de esperar a ocorrência de chuva por vezes forte e alguns ventos, durante Sexta, Sábado e também Domingo.

IREMOS ACTUALIZANDO ESTE POST SE HOUVER ALTERAÇÕES SIGNIFICATIVAS NO ESTADO DO TEMPO....