Tempo Online

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA MAIS PROMENORES SOBRE O ESTADO DO TEMPO EM FEBRES







domingo, 28 de novembro de 2010

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO - 28 A 01/12/2010

ACTUALIZAÇÃO

A meteorologia é das ciências mais interessantes e apaixonantes, pois nunca se tem um conhecimento exacto e concreto daquilo que se estuda, mas acima de tudo porque aquilo que muitas vezes julgamos como sendo quase certo acaba por se transformar no oposto em pouco tempo.

È isso mesmo que sucede neste momento, pois se há poucos dias parecia que um evento forte e extremo se aproxima de Portugal, ele entretanto quase desapareceu.
No ultimo post, apesar da incerteza, os modelos mostravam-nos uma depressão forte que poderia causar temporal em algumas zonas do país. Entretanto essa depressão quase desaparece depois de passar pelo arquipélago da Madeira (onde se espera que provoque chuva forte) e acaba por passar a Sul do Continente, no mar, já muito enfraquecida.

Assim para Domingo, um dia frio, não é de esperar nada de especial, poderá eventualmente haver precipitação fraca no litoral Norte e Centro, que nos locais mais altos ou mais a Norte poderá ser em forma de saraiva ou até neve, no entanto com pouca probabilidade.

Para Segunda-Feira é esperada a passagem da depressão pelo Sul, onde concerteza deixará alguma chuva. Este centro depressivo prevêsse que se desloque para Norte, causando alguma queda de neve nos locais mais altos do interior Norte e Centro e até talvez no Litoral, isto na noite de Segunda para Terça e durante o dia de Terça Feira.

Para Quarta-Feira, deverá continuar o tempo frio, mas já sem ocorrência de precipitação, ou com esta muito escassa.

Até ao final da semana as temperaturas deverão continuar baixas....

Está assim cada vez mais difícil, por agora, de vermos neve em localidades próximas da região de Febres, visto que com a altitude de Febres seria muito difícil, mas....,no entanto aqueles que quiserem tentar a sua sorte julgamos que a região mais perto e mais favorável a tal ocorrência será a zona da Serra da Lousã, talvez durante a madrugada/dia de Terça-feira, no entanto e tal como referimos anteriormente, esta é uma situação difícil de arriscar....

Este é um dos eventos dos últimos tempos mais difíceis de prever, não só por meteorologistas amadores mas também por profissionais, sendo já admitido publicamente por meteorologistas estrangeiros (nomeadamente Espanhois) a dificuldade em prever exactamente o que se irá passar, onde e de que forma, devido ás alterações que são mostradas pelos modelos meteorologicos em cada nova saída...

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO -ESPECIAL



No nosso ultimo post tínhamos referido a previsão de um evento meteorologico especial no fim de semana ou inicio da próxima semana. Era ainda difícil definir o que seria na realidade, pois estávamos a vários dias dessa ocorrência.
Entretanto vários dias passaram, e os modelos continuam a dar como certo um evento meteorologico especial.Este, está já mais definido, mas continuam ainda muitas duvidas em relação ao que se irá passar em concreto, a sua intensidade, o seu desenvolvimento, e as consequências.

Como em tudo na meteorologia é sempre difícil e na maioria dos casos impossível responder a estas situações, mas no caso desta é ainda mais difícil.

Mas olhemos o que nos dizem os modelos:

Até Domingo está prevista ausência de precipitação, mas o frio fará notar-se principalmente na noite de Sábado para Domingo e durante todo o dia de Domingo.

Em relação ao evento propriamente dito.

A grande maioria (nem todos estão em concordância ) dos modelos meteorologicos aponta para uma depressão que após passar pela Ilha da Madeira, se irá dirigir para o Continente atravessando este de SO para NE, entrando a Norte de Lisboa.

Esta depressão á medida que se aproxima de Portugal, "cava" o seu núcleo que transporta ar quente e que ao "chocar" com a frente fria que está instalada no Continente (principalmente Norte), pode provocar uma ciclogénese explosiva que provocará ventos fortes e chuva forte.

Outra situação que apontam outros modelos é a frente entrar a Sul de Lisboa, provocando nessa região vento e chuva forte e no Norte e Centro, onde o frio está instalado, ocorrer queda de neve em abundância a quotas medias/altas.

A situação mais provável de acontecer (segundo os modelos) é a primeira, e é nessa que nos vamos debruçar...

Assim ao final do dia de Domingo/madrugada de Segunda deverá ocorrer a primeira precipitação que deverá ser de neve nos pontos mais altos do Norte e Centro, esta neve poderá ocorrer a altitudes medias (a partir dos 600m), dependendo de vários factores que só mais perto do evento serão perceptíveis. No entanto, esta neve que poderá cair em abundância em alguns locais deverá dissolver-se rapidamente com a mudança da precipitação para o formato liquido(chuva), isto devido á subida de temperatura, que ao nível do solo poderá continuar a ser baixa, mas em altitude é mais elevada,pois é transportada pela depressão.
A acorrer neve, nos locais anunciados atrás, será só até cerca do inicio da tarde de Segunda, pois entretanto a chuva já deverá estar instalada em todo o território, pelo menos até ao final de Terça-Feira e irá derreter a neve que entretanto caiu.

Com a passagem da depressão as temperaturas deverão descer novamente na Quarta-feira e aí estão criadas novamente condições para a ocorrência de neve até Quinta, pois ainda haverá precipitação deixada pela depressão.
Realce para o vento que segundo estes modelos poderá ser muito forte (superior a 70/90 km/h, ou até superior em alguns locais). Com o frio instalado e a precipitação, poderá ocorrer queda de granizo em alguns locais.

ATENÇÃO ESPECIAL APÓS A QUEDA DE PRECIPITAÇÃO, AS ESTRADAS ESTARÃO MOLHADAS E COM O REGRESSO DO FRIO PODERÁ OCORRER FORMAÇÃO DE GELO EM ALGUNS LOCAIS

Para a zona de Febres, são esperadas temperaturas muito baixas até Domingo, sendo este dia particularmente frio.
È esperada a chegada da chuva durante a madrugada de Segunda que deverá cair forte, especialmente na nossa região até Terça-Feira.
O final de tarde e noite de Segunda, serão as horas com mais precipitação acompanhada de vento muito forte. Terça-Feira com precipitação moderada ou fraca e novamente descida de temperatura. Condições a manterem-se durante o dia de Quarta.
Há uma possibilidade (não muita) de queda de neve em algumas zonas mais elevadas da região (Serra da Lousã, Bussaco,....).Infelizmente a nossa zona é de altitude baixa e muito litoral, mas em meteolorogia nada é impossível, e queda de neve na zona de Febres é extremamente difícil, mas as memorias trazem-nos algo á lembrança, e cremos que será este inverno que vamos ver a Praça Florindo José Frota "pintada" de branco, as hipóteses(mesmo remotas) começam muito cedo.....

ADVERTIMOS QUE ESTAS PREVISÕES SÃO A MUITAS HORAS DE DISTANCIA E COMO TAL AINDA DEVERÃO OCORRER MUITAS ALTERAÇÕES.

SE, SE JUSTIFICAR IREMOS ACTUALIZAR ESTE ESPECIAL PREVISÃO DO ESTADO DE TEMPO.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO - 23 A 28/04/2010

O frio chegou !
As roupas mais quentes, começaram a sair dos guarda-roupa, e as chaminés fumegam.Sinais de que o frio está aí....
Nos próximos dias o frio irá continuar entre nós, aliás prevemos mesmo que irá ficar nos próximos tempos, ao contrário da chuva, ou então irão alternar entre os dois.

Mas a breve prazo, e durante esta semana, prevemos a quase ausência de chuva e temperaturas baixas.
Na Terça-Feira, a chuva deverá visitar apenas o Sul do país, caindo por vezes forte, poderá no entanto haver alguma precipitação fraca, na região centro sul que será a zona "limite" desta precipitação, na região de Febres que deverá estar no "tal limite", se ocorrer chuva, esta será fraca.

Nos restantes dias da semana (Quarta, Quinta, Sexta e Sábado) não é esperada precipitação, no entanto as temperaturas serão baixas.

No Domingo está prevista uma acentuada descida de temperatura, e a possibilidade de precipitação no Norte, que deverá ser em alguns locais sob a forma de neve.
No entanto esta previsão para Domingo é ainda muito incerta, isto porque os modelos meteorologicos tanto apresentam, para o inicio da próxima semana, uma entrada fria de Norte, com temperaturas muito baixas e alguma precipitação, que poderá dar queda de neve em quotas muito baixas no Norte e Centro do país.
Os mesmos modelos em algumas saídas não dão a entrada fria com neve, mas sim uma depressão muito cavada a Sudoeste que poderá trazer muita e forte precipitação, assim como ventos fortíssimos em grande parte do país.

Esta é uma situação interessante, que poderá trazer uma de duas situações anormais no nosso país.
No entanto ainda estamos a vários dias desta ocorrência e nenhuma das duas poderá acontecer. Iremos acompanhar com redobrada atenção e actualizaremos quando houver mais certezas sobre o evento que poderá ocorrer.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO - 15 A 21/11/2010

Para os próximos dias, as previsões apontam para possibilidade de chuviscos durante toda a semana, exceptuando a Quarta-feira em que deverá ocorrer alguma chuva (por vezes forte) principalmente no Norte e Centro do Pais, no Sul também deverá chover mas com menos intensidade.A chuva deverá marcar também presença forte a partir de Sexta-feira e durante todo o fim de semana, podendo haver algumas abertas durante o Domingo.

Outra caracteristica desta semana serão as baixas temperaturas, que poderão ajudar á ocorrência de neve nos pontos mais altos do pais, principalmente no final da semana.

Para a semana seguinte, o estado do tempo não deverá ter alterações significativas, os modelos mostram a continuação do frio, e possibilidade de chuviscos ou chuva.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO - 12 A 15/11/2010

ACTUALIZAÇÃO
As temperaturas teem estado a descer, já se sentem as noites mais frias, e segundo as próximas previsões irão descer ainda mais....

Assim e até Sábado, prevemos tempo muito parecido com o dos últimos tempos, dias soalheiros com alguma nublusidade, e noites frescas.

A partir de Sábado irá haver uma descida acentuada das temperaturas, que se irá notar mais no Domingo e Segunda-Feira.

No Domingo é também esperada alguma precipitação que será pontualmente forte e que começará na madrugada no Norte e se irá deslocando rapidamente a todo o pais até ao Sul durante o Domingo.
Na zona de Febres (Centro) será uma manhã bastante chuvosa, melhorando durante a tarde.
O vento poderá soprar moderado a forte.

Juntamente com esta precipitação que irá "atravessar" Portugal Continental de Norte a Sul virá o frio. Os dois em conjunto irão provocar as primeiras neves nos pontos mais altos de todo o país.
Com esta situação, poderá nevar em varias zonas do país (principalmente Norte e Centro) a partir dos 800/1000 metros de altitude.
De salientar que o frio (mesmo a sério) anda a rondar a peninsula ibérica e deverá chegar em força brevemente.

sábado, 6 de novembro de 2010

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO - Inicio da Semana- ACTUALIZAÇÃO

No nosso ultimo post sobre a previsão do estado do tempo, os modelos apresentavam um centro depressionário a atravessar a Península Ibérica, ou a passar muito perto.
No entanto esse centro depressionário que segundo os modelos se está a formar neste momento na Gronelândia, não irá chegar tão perto da Península Ibérica, como inicialmente se previa.Esta deverá passar pelo Norte de França e rumar, á medida que perde intensidade, para o Leste da Europa

Assim é de esperar tempo instável na Segunda-Feira, mas não tão instável como se previa.
Irá haver uma pequena descida das temperaturas, mas as previsões de neve iniciais, deverão limitar-se ao ponto mais alto da Serra da Estrela, a chuva poderá cair forte ou moderada, o vento irá soprar forte, principalmente nas pontos mais altos do Norte e Centro. Quanto ao mar, deverá estar bastante agitado, sendo esta uma das maiores consequências da passagem desta depressão...

O resto da semana, e também ao contrário do que inicialmente se previa, deverá ser típico de Outono, alguns dias nublados com o sol a espreitar e outros com chuva.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

VULCÃO MERAPI

Estão cada vez mais violentas as explosões do Vulcão Merapi na Indónesia. Este provocou até ao momento, e segundo as ultimas noticias 122 mortos....
As imagens são chocantes e mostram a violencia do vulcão.
A observação das imagens, leva-nos a reflectir o quanto somos pequenos, em relação ao poder da mãe natureza....



Também na Indonésia o Anak Krakatoa tem estado activo, embora a sua actividade se possa considerar relativamente normal neste vulcão.

Fica o video que mostra este vulcão:

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO - 4 a 9/11/2010

O inverno ainda nem começou, e os estragos e confusão provocados pelas primeiras intempéries se começam a fazer sentir. Que o digam os Febreenses que na passada Sexta-feira apanharam um valente susto com o vento que se abateu nesta zona e que provocou estragos como documenta a noticia mais a baixo.

Em relação á previsão para os próximos dias, vamos ter duas partes distintas...
Até Domingo não haverá grandes alterações no estado do tempo.Céu limpo, temperaturas agradáveis, tempo agradável.
No Domingo o céu começará a ficar nublado, as temperaturas deverão começar a descer e o vento começará a intensificar-se.
Isto porque, um centro depressionário vindo de Norte deverá começar a aproximar-se da Península Ibérica trazendo alguma instabilidade e frio.
Assim é de esperar na noite de Domingo para Segunda as primeiras chuvas desta depressão.
A Segunda feira deverá ser um dia com muita chuva ( que poderá ser de neve nos pontos mais altos do Norte do país), algum frio e vento que poderá ser forte ou muito forte....
Na Terça-feira poderá ainda "sobrar" algum deste mau tempo, dependendo da velocidade com que esta depressão passar.Mas as melhorias no estado do tempo serão evidentes neste dia.

Voltamos a lembrar, que estas são previsões a vários dias que estão sujeitas a alterações no "comportamento atmosférico", e na evolução do clima.

Está situação da depressão a Norte da P.Ibérica é uma situação que vamos acompanhar com especial atenção e que iremos actualizando sempre que se justificar.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

VULCÕES NO MUNDO BASTANTE ACTIVOS NOS ULTIMOS DIAS

  • O vulcão Merapi na Indonésia, voltou hoje a ter uma nova e violenta erupção, veja a noticia da SIC no vídeo.




    Também na Rússia na Península de Kamchatka, vários vulcões, estiveram bastante activos na passada semana, tendo obrigado mesmo a alguns desvios nas rotas da aviação. Entretanto, os mesmos diminuíram a intensidade, mas teem-se mantido em vigilancia, continuando em alerta vermelho para a aviação apenas o vulcão Sheveluch.
  • Entretanto, e depois do vulcão Eyjafjallajökull, na Islândia ter sido noticia mundial na Primavera passada por ter parado a rota da aviação na Europa, devido á pluma de cinzas vulcânicas, um outro vulcão nesta ilha está em risco eminente de erupção.
    É ele o vulcão Grímsvötn, que nas ultimas horas tem tido grande actividade sísmica,e o tremor/inflação tem aumentado recentemente.O glaciar Vatnajökull que cobre o vulcão,e que é o maior em volume da Europa começou a derreter á cerca de 2 dias provocando já uma cheia no lago Grímsfjall.
    Os geólogos dizem que o vulcão poderá entrar em erupção nos próximos dias, o que não é nada de estranhar, pois este vulcão tem tido erupções a cada 6 anos nas últimas décadas, as últimas em 2004 e 1998, e são erupções explosivas mas um pouco mais pequenas, se comparadas com o Eyjafjallajökull, embora possam perturbar ligeiramente os voos em algumas partes da Europa . A zona em redor deste vulcão é completamente desabitada e glaciada. Também não será de estranhar que outros vulcões possam entrar em erupção na Islândia em breve, isto porque vários tem vindo a dar sinais disso mesmo há já algum tempo, e noutros tempos tem sido normal erupções em simultâneo: Em 1980 a Islândia teve duas erupções: Hekla e Krafla.
    Em 1922 e 1938, erupções do Askja e Grimsvotn no mesmo ano.
    Em 1341, três ou quatro vulcões no mesmo ano, uma delas nos arredores de Reykjavík.
    Em 1783 Laki e Grimsvotn entraram ambos em erupção (mesmo sistema), e resultaram num inverno vulcânico. A quantidade de lava libertada foi fenomenal, 14km3, ao longo de uma fissura de 27 Km!!!
    Entre 1721 e 1729, 5 vulcões entraram em erupção. Três tiveram erupções de maior escala: Oraefajokull, Katla e Krafla, e mais erupções do Hekla e Kverkfjoll. Um deles, o Krafla, esteve em erupção durante 6 anos.
    Segundo os geólogos islandeses, a ilha sofre um máximo de vulcanismo a cada 140 anos aproximadamente. Um novo período máximo deverá ocorrer algures nas próximas décadas. Será que estamos a observar o início deste período?....

Para estar actualizado sobre o vulcanismo no mundo visite o especial vulcanismo activo recente no topo do blog.