
Hierro está situado no extremo mais a sudoeste do arquipélago das Canárias. A ilha foi formada depois de três erupções sucessivas, e conseqüente acumulação, a ilha emergiu do oceano como uma pirâmide triangular coroada por imposição de um vulcão com mais de 2.000 metros de altura.
A atividade vulcânica, principalmente na convergência dos três cumes, resultou na expansão contínua da ilha. Á cerca de 50.000 anos atrás, como resultado de abalos sísmicos que produziram grandes deslizamentos de terra, um pedaço gigante da ilha rachou, caiu para dentro do mar e se espalhou ao longo do leito do mar. Este deslizamento de mais de 300km3 deu origem ao impressionante anfiteatro do Golfo El vale e, ao mesmo tempo causou um tsunami com ondas de mais de 100 metros de altura que chegaram tão longe como a costa norte-americana.
A última erupção, durante o século 18, produziu um fluxo de lava de um cone de cinzas no lado NW de El Golfo.
De acordo com ElHierro.com : "Apesar de mais de 200 anos se passarem desde a última erupção, El Hierro tem o maior número de vulcões nas Canárias com mais de 500 cones céu aberto, mais 300 abrangidos pela saída mais recente, e cerca de 70 cavernas e galerias vulcânicas, nomeadamente o Don Justo caverna cuja recolha de canais ultrapassa 6 km de comprimento. "
El Hierro está localizado ao sul da Isla de la Palma (população 86.000), atualmente a maior atividade vulcânica das ilhas Canárias. Cerca de meio milhão de anos atrás, o vulcão, Taburiente, entrou em colapso com uma vitória esmagadora gigante, formando a Caldera de Taburiente. Desde a ocupação espanhola, houve sete erupções.
Canary Islands Government Raises El Hierro Volcanic Alert Level__________________
INSTITUTO GEOGRAFICO NACIONAL (ESPANHOL)
CRISE SISMICA EM EL HIERRO