Tempo Online

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA MAIS PROMENORES SOBRE O ESTADO DO TEMPO EM FEBRES







domingo, 30 de janeiro de 2011

SOL, FONTE DE VIDA OU AMEAÇA CATASTRÓFICA??


Imagem das erupções solares do dia 28 de Janeiro de 2011

Nos últimos tempos, várias profecias tem corrido mundo acerca do final da existência do planeta terra no ano 2012, uma das mais aguerridas na defesa desta ideia é uma profecia Maia, mas também há quem aponte que a cada vez mais crescente actividade vulcânica possa dar origem a esta situação, outros ainda indicam o Magnetismo Terrestre como responsável ou também a Actividade Solar...

A Actividade Solar tem sido bastante falada nos últimos dias, segundo anunciaram alguns cientistas, o Sol tem andado um pouco agitado nos tempos mais recentes.
A revista Super Interessante na sua ultima edição dá também destaque a esta situação.
Segundo este artigo "os ciclos de bom e mau humor do astro sucedem-se a cada onze anos, com uma precisão quase matemática, mas ainda incompreeendida".
Segundo a mesma edição da revista a próxima temporada de fúria terá provavelmente inicio em 2012 ou 2013.
Esta mudança nos padrões de actividade solar, tem cada vez mais importância na nossa sociedade, porque a "nossa sociedade tecnológica desenvolveu uma sensibilidade sem precedentes às tempestades solares. Qualquer uma poderia inutilizar as redes eléctricas, a navegação por GPS, os transportes aéreos,os serviços financeiros, ou as comunicações de emergência por rádio".
Nas ultimas décadas algumas descobertas foram importantes para se saber mais sobre o Astro-rei. Uma delas foi constatar que a corona é centenas de vezes mais quente do que a fotosfera, a superfície visível. Outra foi a confirmação que a camada superior (fotosfera) se expande a velocidades supersónicas, projectando o chamado "vento solar", ora este "vento solar", quando choca com a magnetosfera terrestre produz as auroras polares.

Uma das mais importantes e violentas auroras polares aconteceu precisamente nos dias 1 e 2 de Setembro de 1859 , quando particulas dos ventos solares alcançaram o México e as Caraíbas. Esse acontecimento é conhecido por " fulguração de Carrington", devido ao astrónomo britânico que o detectou, e destruiu a rede de telégrafos existente na altura. Se isso acontecesse actualmente de forma violenta e fora das zonas polares, poderia interferir na maioria da tecnologia terrestre e aí seria o caos.
Vários satélites e observatórios espaciais, tem sido lançados no espaço para estudarem e vigiarem o comportamento da Grande Estrela, mas apesar de tudo muitas duvidas se colocam "por que motivo é a corona muito mais quente do que a fotosfera?como acelera o vento solar?, por que se formam as manchas?o que causa as perturbações solares? que reacção provocam na heliosfera e na terra?que imapcto tem tudo isso na humanidade?
Segundo o mesmo artigo da Super Interessante, "em Outubro de 2010. assistimos a uma erupção solar colossal. A explosão atingiu mais de 350 mil quilometros de altura e projectou uma vaga de gases e matéria, felizmente foi na direcção oposta à terra..."
Segundo o site "SpaceWether.com", ontem, dia 28 de Janeiro de 2010 duas erupções solares separadas por mais de um milhão de quilómetros, ocorreram quase simultâneamente em cantos opostos do disco solar, segundo o mesmo site está previsto que nos dias 3 ou 4 de Fevereiro alguns ventos solares atinjam a Terra, no entanto esse não é caso para preocupação pois a magnetosfera desvia a maior parte das particulas, e quase todas as que conseguem atravessá-la são detidas pelas cinturas de Van Allen.O Vento solar alcança a Terra a cerca de 600 Kms por segundo. Se não fosse o campo magnético da Terra a radiação tornaria impossível a vida.
No entanto este acontecimento previsto para 3 ou 4 de Fevereiro , segundo os cientistas, irá apenas causar bonitas auroras boreais visíveis no Polo Artico.

Fazendo uma suposição irreal, imaginemos que a magnetosfera deixava de existir, e as profecias (que não passam disso mesmo) se concretizavam, ninguém teria tempo para festejar a veracidade das suas ideias, tudo poderia acabar em segundos....
Concerteza que ninguém espera que isso aconteça e muito menos alguém em perfeito estado mental quererá apostar uma data correcta para esse acontecimento....

Mas todos devemos reflectir sobre o nosso comportamento para com a Natureza e a sua influencia nas mudanças climatéricas, que poderão ser uma das principais razões da morte deste planeta que deveria ser azul....
Se pretender acompanhar a actividade solar procure o link ACTIVIDADE SOLAR, na zona de Links Interessantes do lado direito deste Blog.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

PREVISÃO ESPECIAL DO ESTADO DO TEMPO - 27 A 31/01/2011

PREVISÃO ESPECIAL - PRECIPITAÇÃO

Os locais coloridos (verde-menos intensidade e castanho-maior intensidade) no mapa são os de probabilidade de queda de neve.


No ultimo post fizemos referencia á continuação do frio pelo menos até á próxima segunda-feira, essa previsão mantém-se, mas as temperaturas baixas poderão prolongar-se por mais alguns dias nessa semana.

Outro factor a que fizemos referencia foi a precipitação, no entanto não demos certezas quanto á ocorrência da mesma, isso era ainda uma duvida....

Essa duvida é então a principal razão deste post, pois segundo as ultimas actualizações dos modelos meteorologicos, a precipitação poderá ser mais abundante do que aquela que inicialmente se esperava.

Assim sendo, prevemos que a chuva possa cair em quase todo o pais já a partir de amanhã, começando no Norte e estendendo-se ao Sul até ao final do dia de Quinta-feira.

A Sexta ainda será um dia de chuva, mas no Sábado e Domingo deverá ocorrer uma melhoria do estado do tempo, assim como também na semana seguinte.

Devido á baixa temperatura, a precipitação prevista para Quinta e Sexta-Feira, deverá ocorrer em forma de neve nos pontos mais altos do país, no entanto e devido a outros factores meteorologicos esta poderá também cair a quotas médias (500/600 metros) e quem sabe até em quotas relativamente mais baixas, resta sonhar e estar atento!!!...

No entanto nos locais mais baixos a precipitação poderá ser em forma de granizo.

A região de Coimbra/ Cantanhede/Febres, não é muito propicia á queda de neve devido á proximidade do litoral e consequentemente mais humidade, assim como á baixa altitude, no entanto os locais com mais probabilidade (ainda que muito difícil) de ver o elemento branco serão a Serra da Boa Viagem (Figueira da Foz), Buçaco, Lousã e Caramulo, de salientar que em nenhum destes locais está prevista a queda de neve na Quinta e Sexta-Feira , no entanto nada nos impede de sonhar...


As previsões do I.M. apontam para possibilidade de queda de neve acima dos 600 metros nos distritos de: Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real, Bragança e Braga. Estes distritos estão mesmo em Aviso Amarelo do I.M.


terça-feira, 25 de janeiro de 2011

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO - 25 A 31/01/2011

Os últimos dias têm feito tremer de frio praticamente todo o país, no entanto isso não é algo de muito estranho ou não estivessemos nós no inverno....
Segundo as previsões dos modelos meteorologicos tudo aponta para que o frio continue.
As temperaturas deverão andar baixas, no entanto espera-se uma ligeira subida da temperatura (mais dois ou três graus) até Quarta -feira. Durante o dia de Quinta as temperaturas deverão voltar a descer pelo menos até Segunda-feira, dia que se espera seja muito frio, podendo as temperaturas baixas continuar também na próxima semana....
Em relação á precipitação esta é ainda uma indefinição, pois alguns modelos apresentam precipitação fraca na Quinta e Sexta-Feira, principalmente no Norte do país , que no caso de ocorrer deverá ser em forma de neve nos locais mais altos desta região. Outros modelos meteorologicos continuam com o tempo frio e seco....
Esta será uma situação que iremos acompanhar e actualizaremos se houver novos dados.
Quanto ás ilhas, nos Açores poderá haver precipitação fraca em algumas ilhas.
Na Ilha da Madeira é esperada precipitação, que poderá ser forte no final de Terça e durante o dia de Quarta-feira.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO - 18 A 24/01/2011


VAGA DE FRIO A PARTIR DE SÁBADO

Meteorologicamente falando os últimos dias têm sido de alguma acalmia em Portugal Continental.
Tempo seco, poucas nuvens (algum nevoeiro é certo), temperaturas agradáveis para a época, nada de relevante se tem passado.
Mas esta acalmia parece que terá os dias contados, isto em termos de temperatura.
O tempo deverá continuar seco, com poucas nuvens, mas a partir de Sexta/ Sábado as temperaturas deverão baixar significativamente, levando os termómetros a descer abaixo dos 0º em muitos locais do país. A sensação térmica deverá ser ainda mais fria devido á possibilidade de vento fraco e bastante frio a soprar de leste .O Domingo e Segunda-feira deverão ser os dias mais frios desta vaga de temperatura baixa.
Estas temperaturas baixas prevêem-se que continuem por toda a semana seguinte.
Segundo as tendências do estado do tempo, a chuva não deverá regressar antes do inicio de Fevereiro, sendo de esperar apenas nesta altura uma ligeira subida da temperatura.

Estas são tendências do estado do tempo a longo prazo baseadas em modelos meteorologicos que normalmente sofrem muitas alterações, e muita coisa poderá ainda mudar, pelo que deverá estar atento a novas informações nomeadamente da Protecção Civil e/ou Instituto de Meteorologia

EM CASO DA CONFIRMAÇÃO DESTA TENDÊNCIA DO ESTADO DO TEMPO DEVERÁ TER EM ATENÇÃO O SEGUINTE:

Durante uma Vaga de Frio

•Mantenha-se atento aos noticiários da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social.

•Procure manter-se em casa ou em locais quentes.

•Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que o façam transpirar.

•O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco.

•Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com hipotermia ligue imediatamente para o 112.

•O consumo excessivo de electricidade pode sobrecarregar a rede originando falhas locais de energia. Procure poupar energia, desligando os aparelhos eléctricos que não sejam necessários. Tenha à mão lanterna e pilhas, para o caso de faltar a luz.

•Tenha cuidado com as lareiras. Em lugares fechados sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás letal.

•Seja também cuidadoso com os aquecedores devido ao risco de acidentes domésticos.

sábado, 15 de janeiro de 2011

2010 - CATÁSTROFES NATURAIS

O ano de 2010 foi dos mais catastróficos e mortificos dos últimos tempos, mais de 950 desastres naturais em todo o mundo que fizeram cerca de 295 mil mortos, infelizmente Portugal não foi excepção.
Sismos mortiforos no Haiti e Chile, cheias na ilha da Madeira, ventos ciclónicos em todo o Continente, tornados em vários locais de Portugal e no mundo, incêndios que fizeram vários mortos na Rússia com temperaturas que nunca se tinham sentido, incêndios mortiforos também em Portugal, Vulcão na Islandia que pára a Europa, Vulcão na indonésia que faz vários mortos, tempestades de neve na Europa que param os Aeroportos....
O que nos reserva 2011??
Para já não começa da melhor forma, cheias na Austrália e Brasil causam vários mortos e provocam a quase destruição de várias cidades importantes nestes países...
O vídeo seguinte trabalho de alunos do secundário, efectuado a meio do ano já dava conta de um 2010 catastrófico...
O ser humano é responsável por grande parte destas tragédias, não só porque a sua acção humana destrói a natureza, mas também porque muitas vezes vivemos em locais que sabemos que são cenários da tragédia anunciada


sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

3 PASSOS PARA TER OS DADOS DA ESTAÇÃO METEOROLOGICA DE FEBRES NO SEU BLOG

1º PASSO-CLIQUE NA IMAGEM QUE DISPONIBILIZA OS DADOS DA ESTAÇÃO METEOROLOGICA DE FEBRES


2º PASSO-CLIQUE NA ZONA ASSINALADA PARA OBTER O CODIGO HTML
3º PASSO- COPIE E COLE NO SEU BLOG OU SITE O CODIGO DA IMAGEM QUE DESEJA PARA DISPONIBILIZAR OS DADOS DA ESTAÇÃO METEOROLOGICA DE FEBERS (deverá fazer referencia que são dados da Estação Meteorologica de Febres)



CHUVAS FAZEM VÁRIOS MORTOS NA AUSTRÁLIA E BRASIL

Imagem do deslizamento terras no Brasil -Foto: portal Sapo


Rua inundada no Brasil-Foto: Portal Sapo

Imagens acima: Nelson Antonie / De olho no tempo (Nuvem carregada de precipitação no Brasil)

Imagem da tragédia no Brasil

Imagem das cheias na Austrália



Nos últimos dias chuvas intensas têm destruído cidades inteiras e feito vários mortos na Austrália e Brasil.
Há já quem fale que este é o inicio de um novo diluvio mundial, comparado ao Bíblico no tempo de Noé, outro dizem que é o filme "Waterworl" transformado em realidade.
Mas a verdade, é que este é o exemplo de que nenhum de nós está fora da força da Natureza, e devemos respeita-la porque nada nem ninguém consegue supera-la.
Na Austrália, uma das cidades mais afectadas é Brisbane e toda a sua região, no estado de Queeensland, são números impressionantes os que nos chegam do outro lado do globo, e que dizem que numa hora a agua subiu em algumas zonas mais de 1.5 metros, vários milhares de habitações ficaram submersas, sendo a área afectada superior á de França e Alemanha juntas.
Há já quem diga que se assemelha a um tsunami vindo do céu....
Mas as ultimas noticias não são mais animadoras no outro lado do Atlântico.
Na região Serrana do Rio de Janeiro, Sudeste do Brasil chuvas intensas e deslizamento de terras já fizeram mais de 500 mortes principalmente no município de Teresópolis, Nova Friburgo e Petropólis, uma das zonas mais afectadas. Há quem diga que choveu num dia o que normalmente chovia em mais de um mês.
Há cidades irreconheciveis e bairros que desapareceram totalmente com o deslizamento de lama e pedras. Zonas que têm mais de 3 metros de lama e famílias inteiras que ficaram soterradas e que provavelmente nunca mais serão encontradas...
São realmente impressionantes as imagens que nos chegam do outro lado do Atlântico e que nos deixam a pensar como somos pequenos....

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO - 10 A 16/01/2011

Depois de uns dias chuvosos, nada melhor que sol....
Segundo nos mostram os modelos meteorologicos, o sol (por vezes escondido por nuvens altas)poderá fazer-nos companhia nos próximos dias.
Não está previsto nenhum evento meteorologico de relevada importância para esta semana.
Assim, para os proximos dias, prevemos tempo seco, podendo ainda ocorrer chuviscos fracos na Terça-Feira.
A partir de Quarta, o céu deverá limpar e manter-se sem nuvens pelo menos ate Sexta, dia em que poderá ficar mais nublado, mas provavelmente sem chuva.
As temperaturas deverão ser agradáveis para a época, variando entre os 5º de mínima e 16º de máxima.
A chuva poderá voltar a partir do dia 19/20, assim como poderá ocorrer também por esta altura uma descida de temperaturas, o que poderá proporcionar a queda de neve em alguns pontos de altitude elevada no país, uma situação a acompanhar visto que ainda falta muito tempo....

domingo, 9 de janeiro de 2011

Instituto de Meteorologia "abre portas" aos Meteorologistas Amadores


Segundo uma noticia divulgada no fórum Meteopt por um dos administradores do mesmo, o Instituto de Meteorologia reuniu pela primeira vez na história com meteorologistas amadores.
Esta reunião aconteceu no final do ano passado a convite do Presidente do IM (Dr. Adérito Serrão) e entre várias entidades estiveram presentes alguns responsáveis do Fórum MeteoPT.com
Segundo esta mesma informação anunciada no Forum MeteoPT.com "O tema mais importante dessa reunião foi a cooperação desta "rede" de membros poder ser aproveitada no dia a dia do trabalho do Instituto. Ficou assim decidido nos próximos meses lançar várias iniciativas, como por exemplo o desenvolvimento duma infraestrutura que permita que membros desta comunidade submetam alguma informação importante que ocorra em determinado local do país e essa informação chegar rapidamente ao Instituto bem como dados significativos registados por estações amadoras."

Esta é uma noticia que muito nos alegra, pois finalmente é reconhecida pela entidade meteorologica mais importante do país, a paixão, a dedicação e o prazer que muitos aficionados como nós, têm por esta ciência que é hobbie para centenas de portugueses e que é tambem muitas vezes de grande utilidade para a sociedade.



Radar meteorologico actualizado mais rapidamente.



A par com esta noticia surgiu outra não menos importante, que é o o menor tempo de actualização das imagens de radar disponibilizadas pelo IM.

"Uma das coisas mais desejados por esta comunidade ao longo dos anos tem sido o tempo de actualização do radar e um menor atraso na disponibilização das imagens, e desde a passada noite as imagens do radar de Loulé já tem actualizações de 10 minutos (antes era 30m) e um menor atraso na disponibilização do último frame, agora apenas 7 minutos, valor idêntico ao que se pratica noutros países que estavam melhores do que nós nesta área."

Neste momento e devido a uma avaria no radar de Coruche apenas são disponibilizadas as imagens do radar de Loulé, mas segundo noticias divulgadas na comunidade MeteoPT.com, em breve o radar de Coruche deverá estar novamente operacional.

Preve-se também, que durante o ano de 2013 esteja também operacional o radar que irá cobrir o Norte do país e que será instalado na Serra da Freita (Arouca). Assim como o radar que irá funcionar no Arquipélago da Madeira e que segundo consta está no bom caminho.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

PRIMEIRO ANIVERSÁRIO METEOFEBRES




O blog MeteoFebres, fez recentemente (31 de Dezembro) um ano que está online.
Durante este primeiro ano de vida, nem sempre foi fácil levar a todo o mundo o estado do tempo que faz neste "cantinho". Avarias de equipamento, difíceis de reparar, também por dificuldades em conciliar este hobbie com a vida particular; falhas de energia que impossibilitam a disponibilização de dados online; dificuldades de servidor de dados de internet a que somos alheios, mas tudo tem sido melhorado dentro do possível.
Apesar de tudo, é com orgulho que ultrapassamos as 12000 visitas de todo o mundo em um ano. A isso devemos a colaboração de vários amigos que associaram o MeteoFebres aos seus blogs e o divulgaram (em particular A Minha Mesada do amigo Isidro).
Alem disso o MeteoFebres foi noticia na imprensa regional várias vezes. Um obrigado ao Independente de Cantanhede e ao Jornal Auri-Negra pela divulgação do projecto.
Mas nem só na internet nos sentimos úteis. Muitos são aqueles que nos conhecem e que pessoalmente nos abordam sobre qual a nossa opinião sobre as previsões do estado tempo.
Esta é a explicação por que mantemos este espaço. Sentimos que prestamos um serviço á comunidade e isso dá-nos mais força para continuarmos e tentarmos melhorar, aquilo que fazemos com prazer.
Para o futuro, queremos manter a webcam online (neste momento com alguns problemas), pretendemos que as falhas de energia não interfiram com a disponibilização de dados online, pois falhas de energia quase sempre estão associadas a fenómenos meteorologicos fora do normal e como tal estes devem ficar registados nos dados da estação, e claro disponibilizar no blog o máximo de informação e sites com informação meteorologica.
Gostaríamos também de incentivar outros meteoloucos da região a adquirirem estação meteorologica e associarem-se ao nosso projecto, para fazer-mos troca de ideias e comparação de dados meteorologicos na região....

Apenas passou um ano mas, muita chuva caiu, muito vento soprou, muito se tremeu com frio e muito se suou com calor durante estes 365 dias.Vários sismos destruíram e muitos vulcões mostraram que a qualquer momento o mundo pode parar e mesmo deixar de existir....
Muitas vezes a mãe natureza foi noticia neste blog, por aquilo que fez. A maioria desses acontecimentos não foram muito agradáveis, para quem com eles sofreu, mas já é assim há milhares de anos, e esperemos que continue a ser, pois é sinal que esta "bolinha" única no universo planetário continua com vida humana. Mas, há que aprender a respeitar e preservar este mundo que é uma "caixinha de surpresas" e que cada vez mais sofre com a acção do homem, até que um dia...

SISMICIDADE EM PORTUGAL ANO 2010-Relatório preliminar do IM



"Sísmica em 2010 – Balanço Preliminar
2011-01-05 (IM)

Em termos da sismicidade registada pela rede sísmica operada pelo Instituto de Meteorologia no território nacional em 2010, verifica-se que a maior parte da actividade sísmica na área do Continente e região adjacente teve origem epicentral em área submersa, a Sul e Sudoeste de Portugal Continental, na zona de interacção entre as placas tectónicas Núbia e Eurásia, sendo ainda de registar algumas ocorrências mais importantes com epicentro em terra, em particular no Alentejo.

Foram registados neste ano, no Continente e região adjacente, 2341 sismos próximos, dos quais foi possível localizar 1821, verificando-se que estes números são bastantes semelhantes aos de 2009. No arquipélago dos Açores pode-se considerar a sismicidade como moderada a reduzida, tendo sido localizados 1395 sismos próximos, os quais tiveram uma distribuição epicentral ao longo do alinhamento das ilhas (Grupos Central e Oriental) e também num sector da Crista Média AtlÂntica. No global do território nacional verifica-se que maioria dos sismos tem magnitude local (ML) inferior a 3.0.

Para além da sismicidade de origem natural, a rede sísmica nacional do IM registou ainda cerca de 6000 eventos de natureza artificial.

Em termos macrossísmicos, apenas 9 sismos foram sentidos no território de Portugal Continental, enquanto que no arquipélago dos Açores foram sentidos 25, verificando-se que nenhum deles provocou danos. No arquipélago da Madeira não ocorreram quaisquer sismos com efeitos macrossísmicos.

À escala global, a actividade sísmica mais significativa no ano de 2010, em termos de grandes sismos, ocorreu nas zonas de interacção entre as placas tectónicas principais, tendo o ano sido marcado pela ocorrência de alguns sismos com efeitos catastróficos, dos quais se destacam o do Haiti (12 de Janeiro), o do Chile (27 de Fevereiro) e o da China (13 de Abril).

No total, a rede sísmica do IM registou para o Mundo 861 sismos com magnitude superior a 5. Em termos comparativos com os valores médios anuais, baseados em observações desde 1900 (dados do USGS), podemos constatar que a actividade sísmica mundial detectada na rede sísmica nacional, em termos de magnitude, apresenta valores próximos dos valores médios, tendo ocorrido 1 sismo de magnitude superior a 8 (igual à média anual), 20 de magnitude entre 7 e 8 (média: 15) e 131 de magnitude entre 6 e 7 (média: 139).

Relatório da Actividade Sismica 2010 - versão preliminar "

FONTE : PUBLICAÇÃO DO INSTITUTO DE METEOROLOGIA

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO - 4 A 9/01/2011

As previsões para o resto da semana, apontam para a continuação da chuva até Domingo, sendo esta mais intensa no Norte do país. Há também possibilidade de ocorrência de trovoadas na Quinta-feira.
No Domingo e final da noite de Sábado a precipitação irá diminuir de intensidade, não sendo esperada chuva a partir de Domingo.
As temperaturas irão continuar amenas para a época, até á noite de Sábado/Domingo, altura em que deverão sofrer uma descida acentuada, voltando os valores negativos principalmente no Norte do país...