Tempo Online

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA MAIS PROMENORES SOBRE O ESTADO DO TEMPO EM FEBRES







terça-feira, 18 de outubro de 2011

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO - 19 a 25 de Outubro

Quem chegar a Portugal e não souber em que estação estamos, irá julgar que estamos no Verão, pois devido ás altas temperaturas que nos têm afectado, jamais imaginará que é Outono. Este vai ficar na memória de muitos como o mais quente das ultimas décadas.
Mas, podemos começar a esquecer o Verão, porque agora só pró ano ( a não ser que venha o "Verão de S. Martinho").

Esta semana as temperaturas começaram a descer, e o Inverno parece que vem ai....Quase já nem damos conta do Outono e da Primavera....!! ~

Assim, as previsões para os próximos dias, apontam para temperaturas medias, e céu pouco nublado pelo menos até Sábado, no entanto o estado do tempo deverá sofrer alterações a partir do fim de semana, isto devido a uma depressão que se irá deslocar e intensificar a N/NO da Península Ibérica.
A partir de Sábado a neblusidade deverá aumentar, e a precipitação poderá ocorrer de forma fraca, principalmente no Sul do país.

Na noite de Domingo/madrugada de Segunda, a precipitação irá intensificar-se assim como o vento, podendo a chuva cair forte e o vento soprar moderado a forte, esta situação deverá ser acompanhada pois poderá provocar algumas surpresas, visto que poucos terão feito limpeza a caleiras e desobstruido valas e sarjetas...

A restante semana poderá ser brindada com chuva fraca ou chuviscos em vários locais do país, assim como uma descida gradual da temperatura.....

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

CHUVA DE METEOROS NOS PROXIMOS DIAS





Mapa do céu Sábado ás 21h (Portugal Continental)

Imagem do forum meteopt.com


Durante os proximos 2/3 dias no hemisfério Norte será visivel uma chuva de meteoros, que deverá colocar-nos de olhos no céu.
Os cientistas dizem que podemos observar de 750 a 1000 meteoros por hora.


A noite do próximo Sábado, dia 8, deverá ser a mais propicia a esta observação, provávelmente entre as 20h e as 22h de Portugal, mas por vezes é dificil calcular a altura exacta para melhor observação além de que algumas destas situações criam demasiadas expectativas e depois acabam por desiludir, pois a Natureza é algo de imprevisivel, mesmo assim há já relatos de quem tenha avistado bonitas "estrelas cadentes" desde Quarta-Feira...
No entanto, não custa muito estar atento, pois podemos desperdiçar o espectaculo das nossas vidas.....

"A Nasa - agência espacial americana - começou a avaliar os riscos para satélites e naves espaciais em órbita da Terra, como a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), devido a uma poderosa chuva de meteoros que deve atingir o planeta em 8 de outubro de 2011. O fenômeno ocorre no outono do hemisfério norte, vai durar sete horas e deverá ser especialmente violento.

A Nasa pode, inclusive, redirecionar a ISS. William Cooke, do Marshall Space Flight Center (Huntsville, Alabama), ligado à agência espacial, disse que os especialistas preveem uma grande chuva e esperam um pico de várias centenas de meteoros por hora.

Duas outras chuvas fortes ocorreram em 1985 e 1998, mas não causaram problemas nos satélites e naves em órbita. Desta vez, a probabilidade de problemas também não é alta. No entanto, Cooke diz que a prevenção é importante e que a próxima tempestade não deve ser ignorada.

Segundo Cooke, a ISS tem um escudo contra as rochas do espaço e, se necessário, pode ser redirecionada. O mesmo se aplica ao telescópio Hubble. O cientista incentiva programadores a determinar se é necessário preparar estratégias de defesa. "Se um meteoro esporádico atinge você, é má sorte. Se isso ocorre durante uma chuva de meteoros, é negligência", diz o cientista"


LINK PARA A NOTICIA
ACOMPANHAMENTO DA CHUVA DE METEOROS NO FORUM METEOPT.COM


NOTICIA DA NASA