Tempo Online

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA MAIS PROMENORES SOBRE O ESTADO DO TEMPO EM FEBRES







sexta-feira, 23 de março de 2012

POEIRAS DO DESERTO AFECTARÃO PORTUGAL

Será já a partir de amanhã que uma massa de ar seca cheia de poeiras chegará ao Continente vinda de África. Esta situação irá proporcionar uma atmosfera carregada de "nuvens" que não é mais que poeiras do deserto, que normalmente quase todos os anos (principalmente em anos secos) afecta o nosso pais nesta altura, proporcionando um "banho de ".

Esta situação deverá impedir a formação de convectividade (que poderia originar chuvas e trovoadas) no Baixo Alentejo e Algarve .

No Sábado espera-se que uma pequena depressão evolua de sul para norte originando alguma instabilidade, que deverá ser fraca no Alto Alentejo, Beira Interior e Ribatejo progredindo posteriormente para Norte onde ficará no Domingo e Segunda gerando maior instabilidade.

Espera-se assim um fim de semana e inicio da próxima que poderá trazer algumas boas surpresas em alguns locais do pais, resta saber onde, mas nestas situações a quantidade e locais são difíceis de prever...

Clique aqui para ver a evolução das poeiras do deserto no Continente

quinta-feira, 15 de março de 2012

PREVISÕES A LONGO PRAZO

Este Inverno quase já passou e nem se deu por ele. Este é já um dos piores anos de seca das ultimas décadas, e parece que não tem fim á vista.....

Este fim de semana deverão cair uns aguaceiros, principalmente no Norte, mas deverão ser insuficientes para regar, e muito menos para juntar agua, e minimizar os efeitos da seca.
No inicio da próxima semana o sol voltará e deverá ficar, por quanto tempo não se sabe, mas os modelos meteorologicos, não apresentam precipitação até ao final do mês, apesar de poderem mudar...

Continua assim complicada a situação deste pais que vive uma crise difícil, e que se começa a complicar mais devido ás condições meteorologicas para a agricultura.
Resta-nos o contentamento deste tempo ameno para favorecer o turismo....

quinta-feira, 8 de março de 2012

VIDEO DA ERUPÇÃO QUE IRÁ ATINGIR A TERRA HOJE

FORTE ERUPÇAO SOLAR ATINGE HOJE A TERRA





A mais forte erupção solar em cinco anos vai "bombardear", a partir de hoje, a Terra com partículas eletromagnéticas suscetíveis de perturbar as comunicações por satélite e as redes de distribuição elétrica, anunciaram as autoridades norte-americanas.


O impacto na Terra da tempestade solar, que começou na terça-feira, deverá começar a sentir-se a partir das 12:00 de hoje, prologando-se até sexta-feira, segundo as previsões da Administração Nacional dos Oceanos e da Atmosfera, nos Estados Unidos, citada pela agência AFP.
A explosão de partículas, que atingirão a superfície do "Planeta Azul" a uma velocidade de 6,44 milhões de km/h, poderá, eventualmente, afetar a distribuição de eletricidade, as comunicações por satélite, os sistemas GPS, a atividade dos astronautas da Estação Espacial Internacional e obrigar as companhias aéreas a alterarem as rotas para evitar as regiões polares.
Os peritos ressalvam, no entanto, que a Terra está bem protegida das tempestades solares pelo seu campo magnético.
O fenómeno poderá ainda criar, hoje, auroras boreais espetaculares na Ásia Central.
De acordo com a NASA, agência espacial norte-americana, o aumento do número de erupções solares (explosões na superfície do Sol causadas por mudanças repentinas no seu campo magnético) é normal, atendendo ao seu ciclo de atividade em 11 anos, que deverá atingir o seu máximo em 2013.
A última explosão solar ocorreu a 23 de janeiro.
A mais recente, que começou na terça-feira, "é a mais forte desde dezembro de 2006", sustentou Joseph Kunches, perito de meteorologia espacial na Administração Nacional dos Oceanos e da Atmosfera.