
Certamente, ninguém se lembra de uma erupção de um vulcão que tenha uma influencia tão grande em quase metade do globo terrestre, ainda por mais um vulcão quase desconhecido da maioria e com um nome quase impronunciável.
O vulcão na Islândia tem sido manchete dos principais meios de comunicação de todo o mundo. Não porque tenha feito vitimas ou causado directamente muitos estragos, aliás o próprio vulcão por si só não tem sido o rosto da noticia, mas sim as nuvens de cinza que liberta e que têm invadido os céus de grande parte da Europa. Estas cinzas têm sido uma dor de cabeça para a aviação europeia, pois segundo os especialistas é completamente impossível voar em segurança com este "monstro dos céus".
Vários aeroportos na Europa estão fechados e todas as ligações aéreas com o resto do mundo estão suspensas.Grande parte da Europa está assim quase isolada do mundo.
Este isolamento é ainda uma incerteza de quando terá fim, poderá prolongar-se durante vários dias ou semanas.A única certeza é que esta situação começa já a ser uma preocupação a nível financeiro, já se fala em milhares de Euros de prejuízos e quiçá estamos só no inicio de uma situação deveras preocupante não só a nível financeiro, mas também ambiental e até de saúde humana.
Esta situação poderá ainda agravar-se devido á grande actividade sismológica que existe nesta ilha devido á actividade do vulcão, e que poderá ter implicações noutras placas tectónicas do globo terrestre. Alem disso, na Islândia, são muitos os vulcões que estão "adormecidos", alguns deles á centenas de anos e que com a actividade do Eyjafjllajokull , poderão "acordar".É exemplo disso o vulcão Katla, três vezes maior que o que está em erupção, no Sul da Islândia, e adormecido desde 1918 e que pode entrar em acção nos próximos meses.
A probabilidade do vulcão Katla entrar em actividade é de 75 por cento no prazo de seis meses a um ano. Localizado nas imediações do actual vulcão em erupção, o Katla tem uma caldeira com dez quilómetros de largura e um potencial explosivo três a quatro mil vezes maior.
Os vulcanólogos islandeses prevêem que em caso de erupção, o Katla originará nuvens de cinza de dimensões muito maiores que as actuais que poderão afectar o tráfego aéreo em todo o Hemisfério Norte durante meses seguidos.
Os modelos matemáticos elaborados pelos cientistas islandeses indicam ainda que, a erupção levaria ao degelo quase instantâneo do glaciar por cima do Katla que provocaria a formação de uma onda gigante de 30 metros de altura
Isto leva-nos a reflectir, mais uma vez, no poder da Mãe Natureza, na sua grandiosidade e no respeito que lhe deve-mos...

PODE SEGUIR NESTE BLOG (no topo) VÁRIOS LINKS PARA IMAGENS EM DIRECTO E VÁRIAS INFORMAÇÕES DO VULCÃO EYJAFJALLAJOKULL.
Sem comentários:
Enviar um comentário