Tempo Online

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA MAIS PROMENORES SOBRE O ESTADO DO TEMPO EM FEBRES







quarta-feira, 18 de julho de 2012

INCENDIO NA ZONA DE CANTANHEDE-ULTIMAS INFORMAÇÕES

Este foi um dia bastante agitado na zona entre Cantanhede e Mira. Um incêndio de grandes  proporções deflagrou na zona entre Leitões (Mira) e Corticeiro de Cima (Cantanhede) cerca das 16h05 minutos. Devido ao vento intenso e ao calor que se fazia sentir (cerca de 40º segundo a estação meteorologica de Febres) este depressa atingiu grandes proporções .Chegou a ser combatido por perto de 200 homens apoiados por 40 viaturas e 2 helis.

Duas frentes estiveram activas durante varias horas, e os inumeros pequenos focos de incêndio na região  fizeram com que os soldados da paz fossem insuficientes para tantas ocorrências.Um outro grande incêndio na zona de Penela (Coimbra) complicava ainda mais a situação e confundia os populares que olhando a intensa coluna de fumo levava a crer que outra frente ocorria bem perto....

Cerca das 19 horas apenas uma frente preocupava os bombeiros na zona da Lentisqueira, mas entretanto as colunas de fumo apareciam nas mais diversas direcções, o que levava a "desdobração" de meios, e consequentemente a frente mais activa que deflagrava na direcção de Lentisqueira-S.Caetano tornou-se mais activa e voltou a preocupar os bombeiros, e a povoação de S. Caetano que olhava o coluna de fumo negro com preocupação por volta das 21horas...

Entretanto foi solicitado o reforço dos meios, sendo assim activada uma coluna de reforço do Porto que chegou ao local por volta das 22h30.

Cerca das 23h30 era visível da localidade de S. Caetano um clarão na direcção da Lentisqueira, o que fazia ainda crer que o incêndio estava activo.

Numa ultima passagem pelo local da situação por volta das 00h30, os administradores do Blog Meteofebres, constataram um forte cheiro a fumo na localidade de S. Caetano, sem avistar qualquer "clarão " de chama, no entanto os veículos de socorro circulavam permanentemente tanto nesta localidade como na localidade de Lentisqueira, onde estava instalado o porto de comando.
A esta hora, este incêndio já não aparece na pagina da protecção civil..

Ao circular na EN234 (que chegou a estar cortada ao transito esta tarde) entre as localidades de Barracão e Leitões, podemos observar pequenos "braseiros" na floresta.
 No cruzamento de Vilamar com a EN234 está instalado o local de reposição de forças (mantimentos) dos soldados da paz (onde se deslocaram inúmeros populares com géneros alimentícios) .
É ainda visivel viaturas da GNR a circular, talvez no intuito de descobrir o inicio desta situação, que tudo leva a crer tenha origem criminosa.....

Esperemos que com o decrescimo da temperatura nos proximos dias, estas situações acalmem, pois estes tem sido dias bastante agitados na região (no passado Domingo o Blog Meteofebres esteve perto de um outro incendio de pequena dimensão na Zona industrial de Vilarinho do Bairro que obrigou á mobilização de varios meios terrestres e aereos....

Perante estas situações resta-nos estar atentos e vigilantes e solicitar a actuação dos meios correctos ....


Sem comentários:

Enviar um comentário