Tempo Online

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA MAIS PROMENORES SOBRE O ESTADO DO TEMPO EM FEBRES







quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A erupção em Holuhraun no sistema vulcânico Bárdarbunga(Islandia) uma das maiores de sempre

A erupção na fissura que se abriu no inicio de Setembro na sistema vulcãnico Bardarbunga na Islandia, é agora a maior erupção de lava no planeta em 230 anos! (há 230 anos, uma erupção ainda maior ocorreu na Islândia chamada Laki)

"É também a segunda maior erupção em volume na Islândia nesse mesmo período de tempo, e de facto, já é uma das maiores erupções na Islândia em 1000 anos.

A quantidade de lava libertada é já 1.5 km3.
São cerca de 70km2 de lava com espessura média de 25 metros

Isto é um campo de lava com 20km de comprimento e quase 4km em toda a extensão.

Ver aqui vídeo:

A espessura varia entre 10 metros nas extremidades do campo de lava, e 150 metros, no local onde a lava saí. É a formação de um "shield volcano", um fenómeno algo comum na Islândia mas que já não ocorria há 1000 anos.!

Se pensam que este fenómeno já é grande, posso dizer que o campo de lava de há 230 anos extendia-se por 60km em várias direcções, e há 8000 anos, um campo de lava atingiu o comprimento recorde de 150km (de Porto a Leiria).

O único problema é a quantidade de gases tóxicos libertados que por vezes atinge as zonas habitadas e causa um smog tóxico muito denso. É um dos problemas que tenho vivido aqui esporadicamente.

Mas investiguem, pois trata-se de um evento verdadeiramente histórico e de grandes proporções, não sendo explosivo, mas pela soberba quantidade de lava a ser libertada."


Texto do membro do Forum Meteopt.com IRPSIT
In http://www.meteopt.com/forum/topico/vulcanismo-2014.7471/page-7#post-453266

Acrescento que as fontes de lava tem cerca de 100 metros de altura e o rio de lava entre 40 a 50 metros de largura

Esta pequena erupção é realmente fascinante para quem a acompanha desde o seu inicio, digo pequena pois em comparação com o que poderá ai vir devido á actividade do vulcão Bardarbunga, antevesse que seja realmente pequena....

Para que saiba a caldeira do Bardarbunga tem cerca de 70 km2 de área, com 10 km de diâmetro e cerca de 700m de profundidade abaixo da cumeeira, o vulcão está completamente coberto de gelo com uma espessura de vários metros...

1 comentário:

  1. Venho desejar-vos um excelente ano novo, com tudo de bom e muitas noticias meteorológicas e quem sabe uma confraternização dos bloggers meteorológicos portugueses no decorrer do ano de 2015. Entretanto, lembro que podem receber todas as mensagens publicadas no GEROTEMPO inscrevendo-se no Grupo https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/tempogero/info

    ResponderEliminar