Tempo Online

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA MAIS PROMENORES SOBRE O ESTADO DO TEMPO EM FEBRES







sábado, 29 de maio de 2010

Dois novos vulcoes bastante activos

Depois das várias noticias do vulcão da Islândia e dos transtornos causados por este na aviação civil, dois novos vulcões tem sido noticia na comunicação social nos últimos dias
Um deles é o Vulcão Pacaya, na Guatemala com 2552 metros de altitude que entrou em erupção no passado dia 26 de Maio e cuja actividade se intensificou no dia seguinte, começando a expelir areia,pedras e cinzas que atingiram um raio de 100 quilómetros.
O governo da Guatemala decretou já o estado de calamidade publica no centro do país devido á crescente actividade do vulcão Pacaya situado a cerca de 50 kms da capital
Este vulcão provocou também o desaparecimento de várias pessoas, entre elas crianças e a morte de pelo menos um jornalista da televisão local, cerca de duas mil pessoas foram evacuadas e 600 instaladas em abrigos temporários.
Vários voos foram também já cancelados nos aeroportos da Guatemala devido ás cinzas vulcânicas expelidas para os céus .
Poderá visualizar a actividade deste vulcão, clicando nas palavras a cor diferente

Lava do Vulcão Pacaya

Outro vulcão que também entrou em actividade recentemente é o Tungurahua no Equador, este tem uma altitude de 5029 metros e situa-se a 135 Kms do sul da Capital Quito. Ontem, Sexta-feira dia 28 de Maio o Tungurahua, que se localiza no centro do Equador obrigou as autoridades a encerrar o aeroporto de Guayaquil, e segundo um vulcanólogo do Equador a lava e as cinzas ultrapassam os 10mil a 20 mil metros. Várias escolas também foram encerradas e pelo menos sete localidades situadas próximo do vulcão foram evacuadas , num total de 500 famílias.Saiba mais sobre este vulcão no site do Instituto Vulcanologico do Equador.

Vulcão Tungurahua


Entretanto o vulcão na Islândia continua com uma actividade moderada expelindo apenas vapor de agua. Este poderá continuar assim durante vários dias ou meses até cessar a sua actividade, ou então voltar á actividade recente ou mesmo aumenta-la. O vulcão Katla vizinho do Eyjaffjalallokull, continua no entanto sobre vigilância dos vulcanologos Islandeses, pois cada vez que o Eyjaffjalallokull entra em actividade a ele lhe segue o Katla que é varias vezes mais poderoso que o vizinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário