Tempo Online

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA MAIS PROMENORES SOBRE O ESTADO DO TEMPO EM FEBRES







sexta-feira, 27 de agosto de 2010

ACTIVIDADE VULCÂNICA NA ISLÂNDIA


Os habituais visitantes deste blog, já devem ter reparado que recentemente retiramos o especial sobre o vulcão Eyjafjallajokull que há alguns meses parou o céu da Europa devido ás suas cinzas vulcânicas libertadas aquando da recente erupção.
Entretanto este vulcão "adormeceu", por isso decidimos que o especial no topo desta página já não se justificava, no entanto temos mantido um olhar atento sobre este e outros vulcões na Islândia e no mundo.Recentemente, um dos membros do fórum Meteopt, que reside na Islândia e que naturalmente acompanha esta situação, publicou no Forum Meteopt informação sobre a actividade vulcânica que julgamos ser relevante, por isso a transcrevemos para o MeteoFebres.

"O vulcão Eyjafjallajökull tem estado muito calmo, sem qualquer actividade e sem emissão da coluna de vapor de agua que apresentava nos últimos meses.Continua no entanto bastante actividade sísmica (comparável com o habitual) em vários dos vulcões da Islândia; mais precisamente em 3 vulcões: Katla, Bardarbunda e Asjka, e por vezes também no Grimsvotn.

Em relação ao Katla, a actividade sísmica é expectável: pois em 3 erupções históricas do Eyjafjallajökull, o Katla (localizado mesmo ao lado, e de tamanho pelo menos 10 vezes superior) entrou em erupção sempre no espaço de um ano. A ultima erupção do Katla foi em 1918, e o seu período entre erupções costuma ser de cerca de 40 anos. Isto poderia indiciar uma grande erupção futura, mas geralmente quando as erupções são a seguir ao Eyjafjallajökull, costumam mais "fracas" (mas sempre bem grandes).

Em relação ao Grimsvotn, responsável pela larga erupção histórica de 1783 com consequênciais globais, a actividade recente é expectável. O vulcão tem entrado em erupção frequentemente nos últimos anos, por exemplo em 1996, 1998 e 2004, portanto não é de esperar grandes erupções. No último mês, aqui na Islândia ocorreram duas inundações glaciais causadas por calor geotérmico deste vulcão, que indicia uma possível erupção futura.

Já em relação ao Bardarbunga e Askja, ambos com potencial para erupções tão explosivas como o Katla (e de impacto global), tem apresentado actividade sísmica elevada, quando há uns meses era praticamente inexistente. Isso pode ser indicador de uma erupção em breve, mas também pode significar apenas alguma agitação temporária e depois nada. O Askja teve uma erupções menores em 1961 e 1919, e a sua última grande erupção (de impacto global, VEI 5) foi em 1875. O Bardarbunga teve a sua última erupção em 1910 (e alguma actividade subglacial nos últimos anos). Em 1477 teve uma erupção de impacto global (VEI 6). Se um destes entrar em erupção, poderia apresentar uma erupção algo intensa, dado estarem "adormecidos" há bastante tempo.

Por último, o vulcão Hekla (outro gigante) tem tido erupções regulares a cada 10 anos nas últimas décadas, a ultima erupção foi em 2000, mas no entanto não mostra quaisquer sinais de actividade sísmica. No passado, o Hekla apresentava erupções de larga escala, mas nas ultimas décadas as erupções recorrentes têm sido mais moderadas.

Portanto é bastante provável ocorrer mais erupções na Islândia nestes próximos meses, devido a estes sinais preliminares. Não me surpreendia nada 1 ou 2 erupções maiores, nos próximos 2 ou 3 anos.Em várias ocasiões dos séculos passados, dois vulcões islandeses tinham erupções em simultâneo. Há sempre que recordar que a Islândia é responsável por um terço de toda a lava emitida no planeta Terra, nos últimos 10000 anos, e por varias erupções de impacto global notório. O Eyjafjallajökull é apenas uma lembrança para os europeus, que devem estar preparados para estes cenários."

Por Irpsit (membro do Forum Meteopt) retirado do forum Meteopt.

Sem comentários:

Enviar um comentário