Tempo Online

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA MAIS PROMENORES SOBRE O ESTADO DO TEMPO EM FEBRES







sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

POSSIVEL ERUPÇÃO VULCÂNICA SUBMARINA NOS AÇORES

Desde o dia 6 de Dezembro que a zona dos Açores assinalada na imagem tem tido uma intensa actividade sísmica.Diariamente tem sido registados várias dezenas de sismos, tendo o mais forte atingido a magnitude 4.2 no dia 9 de Dezembro e desde então foram registados mais de 300 pequenos sismos. Estes sismos estão a ser registados numa zona da Crista-Media Atlântica, zona de falhas sísmicas com muita actividade, no entanto, normalmente não tão intensa como a que tem estado a ser registada. Esta situação leva a que se suponha que possa estar eminente uma erupção vulcânica submarina, mas que não deverá ter influencia em qualquer das ilhas adjacentes, no entanto deverá haver alguma precaução naquela zona por parte da navegação marítima...

"Ponta Delgada , 17/12/2010 15:20

Actividade sísmica na Crista Média-Atlântica está relacionada com o processo natural de expansão dos fundos oceânicos

O CIVISA, Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores, tem vindo a registar desde o início do mês de Dezembro uma intensa actividade sísmica num sector da Crista Média-Atlântica, sensivelmente a meia distância entre as ilhas do Faial-Graciosa e das Flores-Corvo.

O evento de mais energético ocorreu no dia 9 de Dezembro e atingiu uma magnitude Ml de 4,2. Ao longo deste episódio a Rede de Vigilância Sismovulcânica da Universidade dos Açores já registou cerca de três centenas de eventos.

De acordo com Teresa Ferreira, directora do CIVISA, esta actividade sísmica resulta do processo natural de expansão dos fundos oceânicos e poderá estar relacionada com uma fase de manifestações vulcânicas submarinas. Tendo em atenção que o fenómeno se está a desenvolver algures entre os 800 e os 2.000 metros de profundidade, a uma distância média de 120 km das referidas ilhas, não existe qualquer perigo para as populações.

A avaliação do padrão de actividade registada até ao momento aponta para que se possa ter entrado já numa fase de declínio, interpretação que só poderá ser confirmada nos próximos dias em função do número de eventos que venha a ser registado.


Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores
"

Noticia retirada do site do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geologicos

Sem comentários:

Enviar um comentário