Tempo Online

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA MAIS PROMENORES SOBRE O ESTADO DO TEMPO EM FEBRES







domingo, 9 de janeiro de 2011

Instituto de Meteorologia "abre portas" aos Meteorologistas Amadores


Segundo uma noticia divulgada no fórum Meteopt por um dos administradores do mesmo, o Instituto de Meteorologia reuniu pela primeira vez na história com meteorologistas amadores.
Esta reunião aconteceu no final do ano passado a convite do Presidente do IM (Dr. Adérito Serrão) e entre várias entidades estiveram presentes alguns responsáveis do Fórum MeteoPT.com
Segundo esta mesma informação anunciada no Forum MeteoPT.com "O tema mais importante dessa reunião foi a cooperação desta "rede" de membros poder ser aproveitada no dia a dia do trabalho do Instituto. Ficou assim decidido nos próximos meses lançar várias iniciativas, como por exemplo o desenvolvimento duma infraestrutura que permita que membros desta comunidade submetam alguma informação importante que ocorra em determinado local do país e essa informação chegar rapidamente ao Instituto bem como dados significativos registados por estações amadoras."

Esta é uma noticia que muito nos alegra, pois finalmente é reconhecida pela entidade meteorologica mais importante do país, a paixão, a dedicação e o prazer que muitos aficionados como nós, têm por esta ciência que é hobbie para centenas de portugueses e que é tambem muitas vezes de grande utilidade para a sociedade.



Radar meteorologico actualizado mais rapidamente.



A par com esta noticia surgiu outra não menos importante, que é o o menor tempo de actualização das imagens de radar disponibilizadas pelo IM.

"Uma das coisas mais desejados por esta comunidade ao longo dos anos tem sido o tempo de actualização do radar e um menor atraso na disponibilização das imagens, e desde a passada noite as imagens do radar de Loulé já tem actualizações de 10 minutos (antes era 30m) e um menor atraso na disponibilização do último frame, agora apenas 7 minutos, valor idêntico ao que se pratica noutros países que estavam melhores do que nós nesta área."

Neste momento e devido a uma avaria no radar de Coruche apenas são disponibilizadas as imagens do radar de Loulé, mas segundo noticias divulgadas na comunidade MeteoPT.com, em breve o radar de Coruche deverá estar novamente operacional.

Preve-se também, que durante o ano de 2013 esteja também operacional o radar que irá cobrir o Norte do país e que será instalado na Serra da Freita (Arouca). Assim como o radar que irá funcionar no Arquipélago da Madeira e que segundo consta está no bom caminho.

Sem comentários:

Enviar um comentário