Tempo Online

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA MAIS PROMENORES SOBRE O ESTADO DO TEMPO EM FEBRES







quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

SISMICIDADE EM PORTUGAL ANO 2010-Relatório preliminar do IM



"Sísmica em 2010 – Balanço Preliminar
2011-01-05 (IM)

Em termos da sismicidade registada pela rede sísmica operada pelo Instituto de Meteorologia no território nacional em 2010, verifica-se que a maior parte da actividade sísmica na área do Continente e região adjacente teve origem epicentral em área submersa, a Sul e Sudoeste de Portugal Continental, na zona de interacção entre as placas tectónicas Núbia e Eurásia, sendo ainda de registar algumas ocorrências mais importantes com epicentro em terra, em particular no Alentejo.

Foram registados neste ano, no Continente e região adjacente, 2341 sismos próximos, dos quais foi possível localizar 1821, verificando-se que estes números são bastantes semelhantes aos de 2009. No arquipélago dos Açores pode-se considerar a sismicidade como moderada a reduzida, tendo sido localizados 1395 sismos próximos, os quais tiveram uma distribuição epicentral ao longo do alinhamento das ilhas (Grupos Central e Oriental) e também num sector da Crista Média AtlÂntica. No global do território nacional verifica-se que maioria dos sismos tem magnitude local (ML) inferior a 3.0.

Para além da sismicidade de origem natural, a rede sísmica nacional do IM registou ainda cerca de 6000 eventos de natureza artificial.

Em termos macrossísmicos, apenas 9 sismos foram sentidos no território de Portugal Continental, enquanto que no arquipélago dos Açores foram sentidos 25, verificando-se que nenhum deles provocou danos. No arquipélago da Madeira não ocorreram quaisquer sismos com efeitos macrossísmicos.

À escala global, a actividade sísmica mais significativa no ano de 2010, em termos de grandes sismos, ocorreu nas zonas de interacção entre as placas tectónicas principais, tendo o ano sido marcado pela ocorrência de alguns sismos com efeitos catastróficos, dos quais se destacam o do Haiti (12 de Janeiro), o do Chile (27 de Fevereiro) e o da China (13 de Abril).

No total, a rede sísmica do IM registou para o Mundo 861 sismos com magnitude superior a 5. Em termos comparativos com os valores médios anuais, baseados em observações desde 1900 (dados do USGS), podemos constatar que a actividade sísmica mundial detectada na rede sísmica nacional, em termos de magnitude, apresenta valores próximos dos valores médios, tendo ocorrido 1 sismo de magnitude superior a 8 (igual à média anual), 20 de magnitude entre 7 e 8 (média: 15) e 131 de magnitude entre 6 e 7 (média: 139).

Relatório da Actividade Sismica 2010 - versão preliminar "

FONTE : PUBLICAÇÃO DO INSTITUTO DE METEOROLOGIA

Sem comentários:

Enviar um comentário