No mês de Junho do ano passado, uma equipa de exploradores e cientistas realizou uma expedição á cratera do Vulcão Nyiragongo (Monte Nyiragongo) na região dos Grandes Lagos em África, cujo monte tem de altitude 3470m.
Apesar deste vulcão não estar em erupção, na sua cratera existe um lago de lava incandescente. Não se sabe ao certo quando entrou em erupção a primeira vez, mas desde 1882, entrou em erupção pelo menos 34 vezes.
Esta expedição foi importantissima para perceber a actividade deste vulcão e a vulcanologia em geral.
O lago de lava está a uma profundidade de 1300 metros em relação ao topo da cratera, é o maior lago de lava do mundo, estimando-se que nele estejam cerca de 8 mil milhões de litros de lava.
Nos anos de 1977 e 2002 a lava saiu da cratera destruindo parte da cidade de Gona, na Républica Democrática do Congo.
Esta expedição foi repleta de riscos, alem do risco da lava incandescente que transbordava do lago regularmente, o gás libertado pela cratera era bastante perigoso pois podia cegar os expedidores, já para não falar nos problemas respiratórios. Para que tal não acontecesse os expedidores que desceram até junto do lago estavam em contacto permanentemente através de rádios com outros cientistas que monotorizavam constantemente a direcção dos gases e o risco da lava transbordar.
Os membros da expedição tiveram de transportar para dentro da cratera cerca de 1300 quilos de equipamento, aliementos, água (suficiente para dois dias). O acampamento em que pernoitaram ficou situado a cerca de 400 metros acima do lago de lava, e frequentemente os exploradores tiveram de usar mascaras para dormir devido ao gás vulcânico que estava presente no ambiente dentro da cratera. Para poderem estar aptos para esta expedição os cientistas treinaram durante quatro meses.
Esta foi a primeira vez que alguem chegou tão perto deste lago, para isso tiveram de usar equipamento especial e cuidados redobrados pois a temperatura da lava atingia frequentemente perto de 700ºC.
Imagens do site: Boston.com
Sem comentários:
Enviar um comentário