Tempo Online

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA MAIS PROMENORES SOBRE O ESTADO DO TEMPO EM FEBRES







sexta-feira, 18 de março de 2011

SUPER LUA DIA 19 DE MARÇO


"Lua Cheia deste sábado será a maior das últimas duas décadas
No próximo sábado vai ser possível observar a maior lua cheia dos últimos 18 anos.

A lua cheia vai estar mais perto da Terra no próximo sábado, como já não estava há 18 anos, 6 530 quilómetros mais perto do que é habitual. O fenómeno de aproximação da lua à Terra é designado de perigeu e explica-se por a sua órbita não ser circular, mas sim elíptica.

O fenómeno da «Super Lua», como é conhecido, acontece quando está mais perto do que é normal, dentro da sua órbita, e quando ao mesmo tempo é lua cheia.

Apesar de existir uma relação entre as fases da lua cheia e nova e as actividades sísmicas, os cientistas negam que o sismo que ocorreu no Japão possa estar relacionado com a «Super Lua». Na Internet circulavam teorias de que o sismo seria consequência deste fenómeno
"
Noticia in :Jornal Digital


"Satélite vai estar mais perto da Terra
Lua cheia de sábado será a maior em 18 anos

A lua cheia do próximo sábado será a maior das últimas duas décadas. A lua vai parecer invulgarmente maior porque vai ficar tão próxima da Terra como não acontecia há 18 anos, explicou à Lusa Rui Jorge Agostinho, director do Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

O fenómeno de aproximação da lua à Terra é designado perigeu (oposto ao apogeu, quando está mais afastada), explica-se por a órbita deste satélite não ser circular, mas elíptica, e não é invulgar, acontecendo todos os anos.
O que acontece de extraordinário este ano é explicado pelo astrónomo: "A forma da elipse, a excentricidade da elipse, varia periodicamente, às vezes é mais alongada, outras mais curta. Alguns dos perigeus que ocorrem sucessivamente são mais próximos do que outros".

"A coincidência é haver um perigeu desses muito próximos e que também coincide com a lua cheia, e isso dá uma lua maior do que o habitual", acrescentou.
Nelma Silva, do núcleo de divulgação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, especificou que este perigeu vai fazer com que a lua esteja a cerca de 356 mil quilómetros da Terra, enquanto que em média está à volta dos 360 mil quilómetros de distância."


Noticia: Jornal Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário