Tempo Online

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA MAIS PROMENORES SOBRE O ESTADO DO TEMPO EM FEBRES







sexta-feira, 26 de novembro de 2010

PREVISÃO DO ESTADO DO TEMPO -ESPECIAL



No nosso ultimo post tínhamos referido a previsão de um evento meteorologico especial no fim de semana ou inicio da próxima semana. Era ainda difícil definir o que seria na realidade, pois estávamos a vários dias dessa ocorrência.
Entretanto vários dias passaram, e os modelos continuam a dar como certo um evento meteorologico especial.Este, está já mais definido, mas continuam ainda muitas duvidas em relação ao que se irá passar em concreto, a sua intensidade, o seu desenvolvimento, e as consequências.

Como em tudo na meteorologia é sempre difícil e na maioria dos casos impossível responder a estas situações, mas no caso desta é ainda mais difícil.

Mas olhemos o que nos dizem os modelos:

Até Domingo está prevista ausência de precipitação, mas o frio fará notar-se principalmente na noite de Sábado para Domingo e durante todo o dia de Domingo.

Em relação ao evento propriamente dito.

A grande maioria (nem todos estão em concordância ) dos modelos meteorologicos aponta para uma depressão que após passar pela Ilha da Madeira, se irá dirigir para o Continente atravessando este de SO para NE, entrando a Norte de Lisboa.

Esta depressão á medida que se aproxima de Portugal, "cava" o seu núcleo que transporta ar quente e que ao "chocar" com a frente fria que está instalada no Continente (principalmente Norte), pode provocar uma ciclogénese explosiva que provocará ventos fortes e chuva forte.

Outra situação que apontam outros modelos é a frente entrar a Sul de Lisboa, provocando nessa região vento e chuva forte e no Norte e Centro, onde o frio está instalado, ocorrer queda de neve em abundância a quotas medias/altas.

A situação mais provável de acontecer (segundo os modelos) é a primeira, e é nessa que nos vamos debruçar...

Assim ao final do dia de Domingo/madrugada de Segunda deverá ocorrer a primeira precipitação que deverá ser de neve nos pontos mais altos do Norte e Centro, esta neve poderá ocorrer a altitudes medias (a partir dos 600m), dependendo de vários factores que só mais perto do evento serão perceptíveis. No entanto, esta neve que poderá cair em abundância em alguns locais deverá dissolver-se rapidamente com a mudança da precipitação para o formato liquido(chuva), isto devido á subida de temperatura, que ao nível do solo poderá continuar a ser baixa, mas em altitude é mais elevada,pois é transportada pela depressão.
A acorrer neve, nos locais anunciados atrás, será só até cerca do inicio da tarde de Segunda, pois entretanto a chuva já deverá estar instalada em todo o território, pelo menos até ao final de Terça-Feira e irá derreter a neve que entretanto caiu.

Com a passagem da depressão as temperaturas deverão descer novamente na Quarta-feira e aí estão criadas novamente condições para a ocorrência de neve até Quinta, pois ainda haverá precipitação deixada pela depressão.
Realce para o vento que segundo estes modelos poderá ser muito forte (superior a 70/90 km/h, ou até superior em alguns locais). Com o frio instalado e a precipitação, poderá ocorrer queda de granizo em alguns locais.

ATENÇÃO ESPECIAL APÓS A QUEDA DE PRECIPITAÇÃO, AS ESTRADAS ESTARÃO MOLHADAS E COM O REGRESSO DO FRIO PODERÁ OCORRER FORMAÇÃO DE GELO EM ALGUNS LOCAIS

Para a zona de Febres, são esperadas temperaturas muito baixas até Domingo, sendo este dia particularmente frio.
È esperada a chegada da chuva durante a madrugada de Segunda que deverá cair forte, especialmente na nossa região até Terça-Feira.
O final de tarde e noite de Segunda, serão as horas com mais precipitação acompanhada de vento muito forte. Terça-Feira com precipitação moderada ou fraca e novamente descida de temperatura. Condições a manterem-se durante o dia de Quarta.
Há uma possibilidade (não muita) de queda de neve em algumas zonas mais elevadas da região (Serra da Lousã, Bussaco,....).Infelizmente a nossa zona é de altitude baixa e muito litoral, mas em meteolorogia nada é impossível, e queda de neve na zona de Febres é extremamente difícil, mas as memorias trazem-nos algo á lembrança, e cremos que será este inverno que vamos ver a Praça Florindo José Frota "pintada" de branco, as hipóteses(mesmo remotas) começam muito cedo.....

ADVERTIMOS QUE ESTAS PREVISÕES SÃO A MUITAS HORAS DE DISTANCIA E COMO TAL AINDA DEVERÃO OCORRER MUITAS ALTERAÇÕES.

SE, SE JUSTIFICAR IREMOS ACTUALIZAR ESTE ESPECIAL PREVISÃO DO ESTADO DE TEMPO.

Sem comentários:

Enviar um comentário