Tempo Online

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA MAIS PROMENORES SOBRE O ESTADO DO TEMPO EM FEBRES







quarta-feira, 3 de novembro de 2010

VULCÕES NO MUNDO BASTANTE ACTIVOS NOS ULTIMOS DIAS

  • O vulcão Merapi na Indonésia, voltou hoje a ter uma nova e violenta erupção, veja a noticia da SIC no vídeo.




    Também na Rússia na Península de Kamchatka, vários vulcões, estiveram bastante activos na passada semana, tendo obrigado mesmo a alguns desvios nas rotas da aviação. Entretanto, os mesmos diminuíram a intensidade, mas teem-se mantido em vigilancia, continuando em alerta vermelho para a aviação apenas o vulcão Sheveluch.
  • Entretanto, e depois do vulcão Eyjafjallajökull, na Islândia ter sido noticia mundial na Primavera passada por ter parado a rota da aviação na Europa, devido á pluma de cinzas vulcânicas, um outro vulcão nesta ilha está em risco eminente de erupção.
    É ele o vulcão Grímsvötn, que nas ultimas horas tem tido grande actividade sísmica,e o tremor/inflação tem aumentado recentemente.O glaciar Vatnajökull que cobre o vulcão,e que é o maior em volume da Europa começou a derreter á cerca de 2 dias provocando já uma cheia no lago Grímsfjall.
    Os geólogos dizem que o vulcão poderá entrar em erupção nos próximos dias, o que não é nada de estranhar, pois este vulcão tem tido erupções a cada 6 anos nas últimas décadas, as últimas em 2004 e 1998, e são erupções explosivas mas um pouco mais pequenas, se comparadas com o Eyjafjallajökull, embora possam perturbar ligeiramente os voos em algumas partes da Europa . A zona em redor deste vulcão é completamente desabitada e glaciada. Também não será de estranhar que outros vulcões possam entrar em erupção na Islândia em breve, isto porque vários tem vindo a dar sinais disso mesmo há já algum tempo, e noutros tempos tem sido normal erupções em simultâneo: Em 1980 a Islândia teve duas erupções: Hekla e Krafla.
    Em 1922 e 1938, erupções do Askja e Grimsvotn no mesmo ano.
    Em 1341, três ou quatro vulcões no mesmo ano, uma delas nos arredores de Reykjavík.
    Em 1783 Laki e Grimsvotn entraram ambos em erupção (mesmo sistema), e resultaram num inverno vulcânico. A quantidade de lava libertada foi fenomenal, 14km3, ao longo de uma fissura de 27 Km!!!
    Entre 1721 e 1729, 5 vulcões entraram em erupção. Três tiveram erupções de maior escala: Oraefajokull, Katla e Krafla, e mais erupções do Hekla e Kverkfjoll. Um deles, o Krafla, esteve em erupção durante 6 anos.
    Segundo os geólogos islandeses, a ilha sofre um máximo de vulcanismo a cada 140 anos aproximadamente. Um novo período máximo deverá ocorrer algures nas próximas décadas. Será que estamos a observar o início deste período?....

Para estar actualizado sobre o vulcanismo no mundo visite o especial vulcanismo activo recente no topo do blog.

Sem comentários:

Enviar um comentário