Tempo Online

CLIQUE NA IMAGEM ACIMA PARA MAIS PROMENORES SOBRE O ESTADO DO TEMPO EM FEBRES







sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

MAU TEMPO...(actualização)

POSSÍVEL TEMPESTADE NO FIM DE SEMANA....

Tal como tínhamos afirmado no ultimo post, as nossas previsões não passavam disso mesmo, Previsões, entretanto os modelos alteraram (principalmente o modelo GFS) e na Run das 12z, esta retirou o vento mas aumentou a precipitação, colocando-a mais sobre o nosso território. Na ultima Run (a das 18z) retirou um pouco mais de vento, continuando com a precipitação.De qualquer forma a zona Oeste de Portugal parece-nos que poderá ser a mais afectada.
Esta situação poderá ainda voltar ao inicio com tempo muito severo, ou continuar a desagravar,depende dos modelos...Será uma situação a acompanhar atentamente....Mas parece-nos que os ventos apesar de não serem tão fortes como inicialmente previamos, poderão ser de alguma intensidade...No entanto parece-nos um evento estranho porque as temperaturas vão também andar muito estranhas, após esta possibilidade de temporal de ventos e chuvas fortes, poderá haver uma possibilidade imediata de queda de neve nos pontos mais elevados do Norte do pais, esta situação poderá provocar uma ciclogene explosiva com fenómenos atmosféricos estranhos.
A primeira situação de vento e chuva é influenciada por ar quente e húmido a segunda(muito frio) que se segue quase imediatamente a esta, é provocada por ar frio.Esta mudança quase repentina de temperaturas poderá criar algo diferente do normal....

Entretanto o Instituto de Meteorologia divulgou hoje um comunicado sobre o mau tempo e promete para amanha novo comunicado.Esta divulgação de dois comunicados em tão curto espaço temporal significa que merece uma atenção especial...

Comunicado válido entre 2010-02-25 18:05:00 e 2010-02-27 23:59:00
Assunto: Agravamento do estado de tempo no Continente

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo do IM, prevê-se um agravamento do estado de tempo no Continente a partir da noite de Sexta-feira, 26 e durante o dia de Sábado. Este agravamento deve-se à aproximação de uma depressão que na Sexta-feira estará centrada a Noroeste da Madeira, mas em fase de cavamento na sua aproximação ao território continental.
O agravamento do estado do tempo manifestar-se-á essencialmente num aumento da intensidade do vento e da agitação marítima. O vento poderá atingir a velocidade média de 75 km/h, com rajadas da ordem dos 130 km/h, em particular no litoral Oeste e nas terras altas. No mar as ondas deverão atingir os 8 metros na costa Oeste e 6 metros na costa Sul.
Prevêm-se ainda períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes a Norte do Sistema Montanhoso Montejunto-Estrela.
Para Domingo prevê-se um desagravamento desta situação meteorológica.
O Centro de Previsão continuará a acompanhar a situação, com difusão de previsões e emissão de Avisos, sempre e quando tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia. Sugere-se o acompanhamento da situação através da página do IM (www.meteo.pt) e a observância de recomendações ou alertas emitidos pela Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Esta informação meteorológica será actualizada com um novo comunicado durante o dia de amanhã, 26.
Data de edição: 2010-02-25 18:05:02



Comunicado válido entre 2010-02-25 14:39:00 e 2010-02-27 23:59:00
Assunto: Previsão do Estado do Tempo na Madeira
..........
Para Sexta-feira, 26, a precipitação deverá diminuir de intensidade a partir do final da manhã. O vento aumentará de intensidade para o final do dia tornando-se moderado a forte, do quadrante Sul, com rajadas da ordem dos 70 km/h. Nas zonas montanhosas o vento tornar-se-á forte a muito forte com rajadas que poderão atingir os 130 km/h.
O aumento do vento encontra-se associado à aproximação de uma depressão em fase de cavamento, cujo centro se prevê localizado, às 00:00 horas do dia 27, a Noroeste do Arquipélago da Madeira. Esta depressão continuará o seu cavamento dirigindo-se para noroeste vindo a afectar o território do Continente no próximo Sábado.
Desta forma, para a Madeira, no Sábado, 27, prevê-se que o vento continue a aumentar de intensidade, soprando forte a muito forte de sudoeste com rajadas da ordem dos 90 km/h que poderão atingir 130 km/h nas zonas montanhosas. Prevê-se também a ocorrência de precipitação moderada. A intensidade do vento e da precipitação diminuirá a partir do final do dia, rodando o vento gradualmente para Oeste. Prevê-se ainda ondulação forte que poderá atingir os 6,5 metros na costa Sul.
A situação meteorológica na Madeira continuará a ser acompanhada pelo Instituto de Meteorologia, com difusão de previsões e emissão de Avisos, sempre e quando tal se justifique, no cumprimento da sua missão de autoridade nacional para a meteorologia. Sugere-se o acompanhamento da situação através da página do IM e dos Serviços de Protecção Civil.

Data de edição: 2010-02-25 18:06:01


Na imagem acima pode-se observar a iso 8 quase "colada" á iso 0, uma situação não muito habitual com diferenças tão grandes de temperaturas quase juntas
.Esta situação poderá provocar algo estranho atmosfericamente....

Sem comentários:

Enviar um comentário